Encontro contou com a participação da equipe paroquial, casais festeiros e representantes da imprensa de Bento Gonçalves

Num encontro com representantes da imprensa de Bento Gonçalves, a paróquia Santo Antônio apresentou as atividades e todo o material gráfico que será utilizado durante a 142ª edição da já tradicional festividade católica da cidade. Sob os olhares atentos, os festeiros apresentaram as peças publicitárias e a temática desse ano, que tem como lema “Como Santo Antônio, ide e anunciai”, uma referência à importância da utilização dos meios de comunicação modernos para a disseminação do evangelho de Jesus Cristo.

Durante o encontro, foram apresentadas as tradicionais programações que antecedem o dia da festa, marcado para o feriado municipal de 13 de junho, que em 2020, cai em um sábado. Durante seu pronunciamento, o pároco do santuário, Ricardo Fontana, fez uma exposição sobre a importância histórica da festa, além de apontar as perspectivas para a edição deste ano. Fontana frisou sobre a importância dos fieis estarem conectados às novas tecnologias e com elas, ajudar na propagação da palavra, principalmente no meio urbano das cidades. “É neste sentido que a festa de Santo Antônio Caminha: que nós fieis, sejamos anunciadores da boa-nova. Ide e anunciai, assim como fez o nosso padroeiro Santo Antônio. Deixou tudo para doar-se ao reino de Deus. Nós vivemos aqui (em Bento), várias realidades de centro, periferia, turismo, indústrias, agricultura, com o desenvolvimento pujante e onde essas pessoas estão? Conectadas em redes sociais. Com isso, queremos atingir, crianças, jovens, adultos e idosos”, afirma.

O tema, proposto pela equipe paroquial, em comum acordo com os festeiros vem ao encontro do que o Papa Francisco defende desde o início do seu papado, que a Igreja deve ir ao encontro do povo, desmistificando uma suposta barreira entre clero e povo.

Conforme o festeiro e responsável pelo setor de marketing da festa, Andrey Arcari, todo o material da festa e suas marcas de mídia que também foram apresentadas, tem destaque, além da espiritualidade antoniana, o protagonismo das redes sociais, sejam para a divulgação da festa, bem como, para a proposta da temática. “Buscamos produzir um material com uma grande conexão com o lema, trazendo para os dias atuais, esse mundo que a gente vive, conectado, com as tecnologias. Demonstrar que a Igreja está preparada e ciente de que a palavra pode ser propagada pelo mundo inteiro através dos meios digitais. Foi um trabalho executado por muitas mãos”, ressalta.   

De acordo com o festeiro César Anderle, a edição de 2020 vai exigir grande empenho da equipe. No entanto, ele salienta que a renovar a fé da comunidade seja o trabalho mais árduo ao longo da caminhada. “Trabalhar com fé não é algo fácil de ser desenvolvido. São 142 anos de dedicação à Santo Antônio, há uma história e isso faz com que tenhamos um comprometimento a mais em tudo isso, porque senão as pessoas, em alguns momentos, podem esvaziar-se da fé. E esse é um dos trabalhos dos casais festeiros”, revela.

O padre Luiz Conci disse que a edição de 2020 da festa quer tornar a comunidade católica de Bento Gonçalves como uma casa, de portas abertas. “O santuário está de portas abertas. Onde as pessoas chegam, com suas dores, aflições, pedidos, na intenção de buscar alívio para suas aflições. A casa de Deus deve ser assim. Pronta para receber quem sofre e dar alento”, revela.

Conforme o padre Ricardo Fontana, anualmente, o santuário recebe cerca de 300 mil visitantes. O dado é baseado nas celebrações, com a distribuição das hóstias que chegam a mais de 240 mil. No entanto, o número aumenta, em virtude daqueles fieis que comparecem ao santuário, mas não participam das celebrações. “Muitos não vem às missas, mas chegam, sentam, fazem suas orações e depois seguem o seu rumo. Por isso esse número aumenta consideravelmente”, explica.

Lançamento oficial ocorre no dia 13 de março

A noite de sexta-feira, 13 de março, está reservada para o lançamento oficial da 142ª Festa de Santo Antônio de Bento Gonçalves. O evento ocorre a partir das 20h, no Salão Paroquial, onde ocorre o jantar de entrega do Troféu Tonito e a abertura das festividades alusivas ao santo padroeiro de Bento Gonçalves. Instituído em 1987, o troféu é um reconhecimento ao trabalho voluntário dos casais festeiros com de 25 e 50 anos atrás, além dos colaboradores da festa do ano passado.

Já as atividades religiosas têm como destaque as cerca de 35 visitas que o padroeiro realiza às comunidades, paróquias da região de pastoral e entidades, nos meses que antecedem a festa sempre acompanhados pelos casais festeiros e os festeiros jovens. Também há a Missa com Benção da Saúde (24 de maio) e a Trezena de Santo Antônio (de 31 de maio a 12 de junho), que recebe em média, cerca de 600 pessoas em cada celebração. O ápice das comemorações é o Dia Festivo de Santo Antônio. No tradicional 13 de junho, a programação começa às 6h, com a Alvorada Festiva e segue às 7h, 8h30min e 10h com missa no Santuário. No horário das 15, ocorre a Missa Campal e Procissão com Santo Antônio pelas ruas centrais da cidade. O encerramento é às 18h, com a Missa de Ação de Graças e Apresentação dos Casais Festeiros de 2021 no Santuário.

Casais festeiros – 2020

Euclides e Stela Penso; Valdir e Liane Piva; Celso Centenaro e Simone Dal´Osbel; Leandro Moro e Carla Zórtea; Andrey Arcari e Monaliza Salvador; César Anderle e Simone Ribeiro Anderle.

Casais festeiros jovens – 2020

Maicon Raffainer e Luana Petroli, Herson Baldissera e Denise Bombassaro e Maikel Kunzler e Noeli Dalla Giacomassa.