O Natal está chegando e, com ele, todos os símbolos da tradição natalina. Montamos a árvore de Natal com bolas e laços, colocamos guirlandas nas portas e janelas, acendemos velas, a cidade toda se enfeita com luz, o clima de Natal toma conta das pessoas… E a noite de Natal é coroada com a ceia… às vezes à meia-noite, às vezes mais cedo, mas todos, de uma forma ou de outra, comemoram essa data com um jantar feito especialmente para a família.

Só que devido a crise econômica que assolou o País, a ceia este ano está mais cara. Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas afirmou que o aumento será de 10% em comparação com 2015. Por conta disso, o chef e professor de gastronomia do Senac/Bento Gonçalves, Edivan Woithoski, garante que alguns ingrendientes baratos não podem faltar na mesa das famílias. “Se a família é grande e sempre se juntam em mais de uma, a dica é dividir os pratos, cada um leva alguma coisa, o bom é combinar antes o que cada um vai levar, desta forma acaba sendo acessível para todos. Agora se você vai receber em sua casa este ano, e a ceia vai ficar só por sua conta, veja tudo o que você tem sobrando que pode ser usado, como frutas secas, azeitona, maionese, farofa, estas coisa sempre veem em cestas de final ano, e o que faltar pesquise onde é o melhor lugar para comprar”, garante o professor.

Se o peru está acima do orçamento, Woithoski vai logo dando a dica: invista em um frango recheado. “Se quiser encantar um pouco mais seus convidados pode fazer um salpicão com frutas, misturando-as com creme de leite um pouco de suco de laranja e uvas passas bem gelada fica bem refrescante e combina muito bem com aves e carne suína”, comenta.
Entretanto, há um item que não pode faltar na ceia de Natal. “Nunca esqueça do arroz, pois ele traz alegria e simboliza fartura então pode preparar o tradicional arroz à grega, com passas, presunto, cenoura, ervilha, ou ainda investir um tempo maior e preparar um delicioso risoto que com certeza vai deixar seu jantar muito mais elegante”, afirma o chef. Confira algumas receitas fáceis e econômicas para o seu Natal.

Confira as receitas:

Salada Waldorf

Ingredientes
3 maçãs verdes com casca em cubos
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 lata de Creme de Leite
1 xícara (chá) de salsão bem picado
½ xícara (chá) de nozes picadas
½ xícara (chá) de uva-passa preta sem semente
1 maço de folhas de alface crespa

Modo de Preparo
Em uma tigela, misture a maçã com o suco de limão, o creme de leite. Junte o salsão, as nozes e as uvas-passas e sirva a seguir sobre folhas de alface.

DICAS:
Reserve um pouco das nozes e das uvas passas para decorar a salada, polvilhando-as por cima. Para evitar que as maçãs escureçam, deixe-as de cobertas com água e gotas de suco de limão.

Curiosidade: Esta salada é conhecida em todo o mundo, criada pelo cozinheiro francês Escoffier, na segunda década do século XX. Sua criação foi uma homenagem ao hotel Waldorf e a seu maitre principal, Oscar Tschirsky, amigo de Escoffier, que adorava esta combinação de ingredientes. Uma outra versão diz que está salada foi idealizada por um chef americano em 1931, para celebrar a inauguração do célebre hotel Waldorf Astoria, de Nova York.

Risoto de damasco com gorgonzola

Ingredientes
400 gramas de arroz arbóreo
1 cebola bem picada
1 colher de azeite de oliva
2 colheres de manteiga
100 ml de vinho branco seco
80 gramas de damasco
150 gramas de gorgonzola
1 litro de caldo de legumes
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Prepare um caldo de legumes básico, colocando para ferver cenoura, cebola e salsão em 2 litros de água, deixe apurar e reduzir à metade, reserve. Em outra panela regougue a cebola na manteiga e no azeite, até ficar transparente, adicione o arroz e refogue um pouco mais, junte o vinho e deixe evaporar bem o álcool, vá adicionando o caldo aos pouco sempre mexendo, quando o arroz estiver no ponto de al’dente, acione o damasco, o queijo, finalize com mais um pouco de manteiga, acerte o sal e apimenta e sirva em seguida.

Lombo suíno recheado com ameixa

Ingredientes
1 peça de lombo suíno sem osso mais ou menos 1,5 kg
300 gramas de ameixa preta sem caroço
1 cebola bem picada
6 tomates sem pele e sem sementes
1 cenoura
2 colheres de azeite
Sal e pimenta
Modo de preparo:
Faça um corte no meio do lombo e abra um buraco até quase chegar ao final do lombo, tempere com sal e pimenta e dentro coloque uma colher de azeite. Após duas horas de tempero, recheie com a cenoura e a ameixa, feche com uns palitos para não abrir. Aqueça uma panela e sele o lombo dos dois lados, retire a carne e refogue a cebola com os tomates e deixe refogar, volte com a carne e cubra com agua, deixe cozinhar até que o lombo esteja cozido e macio, retire a carne e corte em pedaços, sirva com o molho e decore com frutas.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 24 de dezembro de 2016.