Medida é válida para todos os campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

A retomada das aulas presenciais nos campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) vai exigir o comprovante de vacinação contra a covid-19 para ingressar em suas unidades. A medida foi publicada em uma portaria na sexta-feira, 29 de outubro. Conforme o IFRS, a medida vai começar a valer no final de novembro e atinge servidores, estudantes, trabalhadores terceirizados, estagiários e a comunidade externa que se dirigirem aos locais.

De acordo com a portaria, a comprovação deverá ser do esquema vacinal completo para servidores e trabalhadores terceirizados; e de pelo menos uma dose para estudantes, estagiários e público em geral. Para adentrar ao campus, será necessário apresentar a carteira de vacinação digital (Conecte SUS) ou o comprovante impresso emitido no momento da vacinação (Cartão de Vacina). Ainda não há detalhes sobre os procedimentos para a apresentação da comprovação.

Segundo a reitoria do IFRS, aqueles com contraindicação da vacina contra a Covid-19 deverão apresentar atestado médico para ingressar nas unidades. Para outras pessoas não vacinadas, será obrigatória a apresentação de teste RT-PCR ou teste antígeno negativo para a Covid-19 realizado com antecedência máxima de 72 horas. Outro ponto da portaria diz que, durante a vigência do ano letivo 2021, os estudantes que não comprovarem a vacinação terão garantida a oferta de ensino remoto.

Segundo o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, a retomada só será possível, graças à redução do número de casos e o avanço da vacinação no Brasil. “Com o avanço que tivemos na oferta das vacinas, é possível estabelecer mais esta medida protetiva, que se soma às demais que já implantamos. Trata-se de uma decisão técnica, devidamente amadurecida, planejada e com a qual esperamos oferecer ainda mais segurança à nossa comunidade”, afirma.