“Cuidar do corpo, da mente e do espírito para mantermos a saúde, o bem estar e a nossa qualidade de vida, é fundamental para prevenirmos muitas doenças ou, ao menos, reduzirmos a influência dos fatores de risco ao desenvolvimento delas”, avalia a supervisora da Psicologia da Aapecan – Associação de Apoio a Pessoas com Câncer, a especialista em psicossomática, Fernanda Pupe, que defende o viés do cuidado integral quando o assunto é prevenção. A dica da Campanha da Aapecan para o Outubro Rosa, em cuidados integrais para nos mantermos saudáveis ou mantermos qualquer tratamento com melhores resultados, é cuidar do corpo, da mente e do espírito. Este último que possa ser alimentado de uma vida cheia de sentido e significado.

“Temos um corpo físico, temos nossa mente e seus aspectos psicológicos, e temos a nossa espiritualidade que nos dá sentido à existência. Todos estes fatores influenciam e são influenciados na nossa saúde e também no nosso adoecer. Nenhum dos aspectos desta tríade – corpo, mente e espírito – podem ser negligenciados, pois a nossa saúde depende do equilíbrio dessas instâncias que são interligadas, e uma responde na outra.”

Segundo a profissional, no que se refere a pessoas com Câncer, manter cuidados integrais é de suma importância, considerado como um fator de prognóstico positivo. Ou seja, o paciente por meio de uma equipe interdisciplinar será cuidado sob todos os aspectos tendo resultados positivos no seu tratamento.

Em parte dos centros de referência de tratamento do Câncer, atualmente, nas equipes além dos médicos oncologistas e outros de especialidades afins, atuam enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, capelões, terapeutas de práticas integrativas, todos com o intuito de acolher e atender todas as demandas necessárias para o paciente manter qualidade de vida durante o andamento do tratamento e assim, prevenir sempre que possíveis sequelas de ordem geral. 

Quando se refere ao autocuidado e prevenção do câncer precisamos lembrar que estilo de vida saudável é de extrema relevância.

Diga não ao cigarro, beba com moderação, adote uma alimentação saudável, pratique exercícios físicos regularmente, cuide do sono, controle o estresse, cuide dos seus sentimentos e faça exames de rotina. O resultado de tudo isso será saúde integral, qualidade de vida e longevidade.

Abertura do Outubro Rosa Hoje, 1° de outubro

Local: Hipermercado Caitá  – Saguão de entrada

Horário: 14h até as 20h

Exposição Fotográfica “As Vitoriosas” – trabalho feito pela fotógrafa Francine Bronca

Exposição do Banco de Perucas da Aapecan

Entrega do INFORMATIVO ACREDITAR

*No dia também serão arrecadados alimentos para a associação

DIA 13 DE OUTUBRO – PALESTRA ABERTA A COMUNIDADE:

MENTE|CORPO|ESPÍRITO: O cuidado Integrado na atenção à qualidade de vida da Mulher

Local: Associação de Apoio a Pessoas com Câncer

Rua Avaí, 136, bairro Maria Goretti

Telefone para contato: (054) 3055-9400