Além desta Sociedade “Enrico Millo”, da Linha Palmeiro, foram fundadas outras pelos imigrantes italianos. Vejamos algumas delas:

SOCIETÁ ITALIANA DI SOCORSO MUTUO, fundada em Bagé em 1871. A fundação desta sociedade vem comprovar a entrada de imigrantes italianos no Rio Grande do Sul antes de 1875, quando teve início a imigração na Serra Gaúcha.

SOCIETÁ VITTORIO EMANUELE II, fundada em Porto Alegre em 1877, por iniciativa de Bortolomeo Pellerini, tendo como sócios fundadores um grupo de operários. O nome original era SOCIETÁ DI MUTUO SOCCORSO E BENEVOLENZA. Mas a Assembleia dos sócios resolveu dar o nome de Vittorio Emanuele II, falecido em 09 de janeiro de 1878. Um dos objetivos da Sociedade era fundar um hospital para dar assistência aos imigrantes italianos. Já em 1877 foi proclamado Presidente Honorário o General Giuseppe Garibaldi. Em 1886, o cidadão brasileiro, José Gonçalves Mostardeiro, ofertava à Sociedade um terreno no bairro Moinhos de Vento, com a finalidade de erguer ali um hospital italiano, sob o patrocínio do Cônsul Italiano Pasquale Corte. Apesar de todos os esforços, a obra não foi concretizada. Sob a presidência de Giovanni Berutti, foi inaugurado o edifício-sede na Rua 7 de setembro, em Porto Alegre. Por muitos anos, esta Sociedade manteve uma escola de língua italiana, dirigida, sucessivamente, pelos seguintes professores: Camila Ronçoroni, Ferraro Rocco, Sante Ceroni e Emília Puggina.

SOCIETÁ UMBERTO I. Sua sede estava localizada na Via do Parque, em Porto Alegre. Abrangia e congregava a classe operária das Indústrias do Bairro Navegantes e São João. Sob a Presidência de Antônio Mondin, esta Sociedade, em 1904, passou a denominar-se de SOCIETÁ DI BENEFICENZA ED INSTRUZIONE UMBERTO I.

SOCIETÁ GIOVANI EMANUELE, fundada em 1902, por obra de Genaro Scalzilli em Porto Alegre. Essa Sociedade tinha por finalidade ser uma escola e um teatro entre os italianos e seus descendentes. Mas, em 1916, por causa da I Guerra Mundial, a escola foi fechada. Posteriormente, a sociedade transformou-se num centro de encontros sociais e de recreação. Em 1925 era dirigida pelo Presidente Salvatore Cacavalle.

SOCIETÁ GIUSEPPE MAZZI, fundada em 1885 no Bairro Tristeza, em Porto Alegre. Tinha por finalidade dar assistência médica aos imigrantes e seus descendentes. Em 1925, os sócios eram de 43 apenas, apesar de ser uma região bastante habitada. Foi visitada e elogiada por ocasião da visita do Sr. Embaixador da Itália na época. Esta Sociedade muito contribuiu para os necessitados italianos da I Guerra Mundial, enviando dinheiro e outros donativos para a Itália. Em 1925 a Sociedade era administrada por Humberto Meneghetti, Giuseppe Maestri, Luigi Bortomiol e Sócrate Gandolfi.