CLUBE ITALIANO DOS REMADORES DUCCA DEGLI ABRUZZI, criado em Porto Alegre em 1924, sob a Presidência de Rafaelle Guaspari. Este Clube angariou grande simpatia e fama entre os porto-alegrenses.

SOCIETÁ COMITÊ DANTE ALIGHIERI, fundada em 1915, sob a influência e a proteção “DELLA SOCIETÁ NAZIONALE DANTE ALIGHIERI DI ROMA”, em Porto Alegre. A finalidade era recrutar jovens italianos voluntários para que fossem à Itália combater na Guerra, contra a Áustria. Aliás, a presença austríaca na Itália foi uma das causas marcantes da saída de italianos para o Brasil e outros países. Após a expulsão definitiva dos invasores, em 1919, o Comité Dante Alighieri reassume suas funções, isto é, dedicar-se à instrução dos jovens italianos e atender aos brasileiros que desejassem aprender a língua italiana. Para isto foi fundada a “casa dos italianos”.

SOCIEDADE MUTUO SOCORRO PRINCIPE DI NÁPOLI, fundada em 1887, na Colônia Caxias, em sua sede “Campo dos Bugres”, mais tarde Vila Santa Tereza de Caxias e atualmente cidade de Caxias do Sul. Nesta época, a Colônia Caxias pertencia ao município de São Sebastião do Caí. Tinha por finalidade manter em alto prestígio a coletividade italiana e o bom nome da Itália, sua cultura e o sentimento patriótico. Promoveu grandes manifestações culturais e patrióticas. Era sempre visitada por grandes e importantes personalidades que chegavam à Colônia Caxias. Em 1925, era presidida por GUIDO D’ANDREA.

SOCIETÁ ITALIANA CONDE D’EU, fundada em 1883, na Colônia do mesmo nome, hoje município de Garibaldi. Esta sociedade, mais tarde, tomou o nome de “SOCIETÁ STELLA D’ITÁLIA”. Tinha, como finalidade, unir os italianos, socorrer os sócios em casos de doenças e fornecer uma pensão quando impossibilitados de trabalhar na lavoura. Mantinha, também, uma escola italiana.

SOCIETÁ ITALIANA REGINA MARGHERITA, uma das mais antigas sociedades italianas de Mútuo Socorro do Rio Grande do Sul, fundada em 1882, na Colônia Dona Isabel, sob a presidência do Italiano DOMENICO LOSS. A seguir aparecem alguns sócios-fundadores: Domenico Loss – Pasquale Campana – Bortolo Toniolo ´Pietro Crestani – Constante Dall’Olmo – Dionísio Baccim – Angelo Alla Barba – Francesco Gentili – Francesco Bonotto – Giovanni Zanchettin – Antônio Bortolini – Davide Manica – Eugênio Chiaparin – Vicenzo Comin. A principal finalidade era o mútuo socorro entre os sócios, principalmente em casos de doenças. Seu aniversário era festejado no dia 20 de setembro.

SOCIETÁ ITALIANA UMBERTO I – Fundada em 1908, na Linha Jansen, na época, 3º Distrito de Bento Gonçalves. Tinha como finalidade o mútuo socorro e a instrução.

SOCIETÁ ITALIANA CAMILO CAVOUR – Fundada em 1888, na Linha Santa Eulália, uma das Linhas da Colônia Dona Isabel. A sociedade teve três presidentes: Mauro Umiltá – Antônio Rossato e Plínio Bianchi.

Todas as sociedades tinham em comum aspectos fundamentais a serem atingidos, como: a união, o sentimento patriótico, a instrução, o socorro mútuo nos casos de doenças. Todas as sociedades tiveram grande valor social, cultural e religioso. Suas sedes eram locais de encontros, alívio e conforto.