Os imigrantes, antes de receberem o documento provisório, precisavam comprovar que sabiam trabalhar a terra e faze-la produzir, bem como ter construído a sua casa e o seu entorno, com todas as necessidades, para sobrevivência.

A partir desta data, seus donos provisórios iniciaram o pagamento de seus lotes com prestações anuais, e havia um prazo de 10 anos para terminar o pagamento e ficar com o título definitivo da terra tanto sonhada.

Quem controlava a colonização era o Governo da Província São Pedro no Rio Grande do Sul. Assim era o nome do nosso Estado. Nem sempre era possível pagar em dinheiro a prestação. Havia casos em que os agricultores não tinham condições de efetuar o pagamento em dinheiro. Então o pagamento era feito com a prestação de serviços públicos, como construir estradas, arrumar bueiros e outros….

Fica aqui o registro que “o imigrante não recebeu de graça a terra e sim foi paga com grande suor”.

Em muitos povoados, Linhas e Travessões, em regiões de colonização Italiana do Rio Grande do Sul, foram fundadas sociedades com a finalidade de socorrer-se mutuamente, principalmente em casos de doenças e abandono.

Uma das mais importantes sociedades fundadas pelos imigrantes italianos por suas características, tipicamente rurais, foi “LA SOCIETA OPERARIA ITALIANA DI MUTUO SOCCORSO”, denominada de “ENRICO MILLO”, da Linha Palmeiro.

Foi Instituída no dia 1º de janeiro de 1914, sob proteção de São José e de Todos os Santos. Tinha como sede e local de reuniões a Capela São José e ou capela de Todos os Santos.

Os Estatutos da Sociedade, escritos em italiano e impressos na tipografia “Corrier D’Italia” de Bento Gonçalves, continham 51 artigos em seis capítulos. Em sua parte introdutória, afirma que a Sociedade aceita como sócios todos indistintamente.

Em seu primeiro capítulo, artigo 1º, determina qual a finalidade da sociedade.

Além desta finalidade, a Sociedade, como acontecia com as demais, procurava defender e proteger os imigrantes contra abusos e maus tratos por parte das autoridades brasileiras.

Quanto ao número de sócios, era ilimitado. Mas podiam ser admitidos sócios honorários e beneméritos.

A Sociedade de Mútuo Socorro “Enrico Millo” era dirigida por uma Diretoria, composta por um Presidente, um Vice, um Secretário, que tivessem moradia na capela São José ou na Capela de Todos os Santos, de oito Conselheiros, um Caixa-cobrador, um Fiscal e dois revisores de contas. A eleição era realizada a cada ano, no primeiro domingo do mês de janeiro. Os dirigentes eram eleitos, por voto, por um período de um ano.