Segundo dados do censo realizado pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) em 2014, a endoscopia digestiva alta é o exame mais realizado por endoscopistas, atingindo 99,6% dos procedimentos. De acordo com o endoscopista digestivo e coordenador de relações internacionais da SOBED Glaciomar achado, o exame é um dos métodos mais simples e seguros para a detecção de doenças do aparelho digestivo, principalmente do tubo digestivo. “A cada dia, a medicina preventiva é mais valorizada, especialmente quando se trata da prevenção do câncer – por meio do exame, é possível detectar a doença, que, se descoberta em sua fase inicial, não invasiva, é curável”. Ele afirma ainda que os aparelhos atuais são equipados com câmeras altamente potentes e sensíveis, que permitem verificar a superfície do órgão examinado (como esôfago, estômago e duodeno) em detalhes impressionantes.

Machado exemplifica quais pacientes devem realizar o exame: “aqueles com dor e queimação na boca do estômago, azia, difícil digestão ou aqueles que se sintam “cheios” após a ingestão de pequenas quantidades de alimentos e pacientes que apresentem perda de peso sem motivo ou aqueles com histórico familiar.”
Confira os mitos e verdades sobre a endoscopia, de acordo com a SOBED:

1)Fazer endoscopia dói
MITO
A passagem do aparelho pela boca e orofaringe (parte da garganta logo atrás da boca) pode causar incômodo. Para evitar que isso ocorra, os exames são precedidos por anestesia tópica por meio de borrifação da área com substâncias anestésicas.

2)É possível detectar doenças
VERDADE
Não somente detectar, mas tratar. As lesões detectadas ou suspeitas podem ser biopsiadas para se estabelecer o diagnóstico correto. Pólipos e até mesmo o câncer em estágio inicial podem ser removidos por meio de acessórios especialmente concebidos para essas finalidades. Outro exemplo são os casos de hemorragia causada por úlcera ou por ruptura de varizes localizadas no esôfago ou estômago, cujo tratamento hoje é feito por meio de endoscopia.

3)O exame é demorado
DEPENDE
Se o exame se destina apenas à investigação, é muito rápido. Caso o objetivo seja a realização de algum tratamento, o tempo pode ser maior. O procedimento leva em média 15 minutos.

4)Não dá pra respirar durante o exame
MITO
O endoscópio é introduzido pela boca e encaminhado ao esôfago. O ar penetra pelo nariz, passa pela laringe, traqueia e alcança os pulmões. Portanto, os caminhos são diferentes, o que não impede a respiração durante o exame.

5)Não é possível se alimentar após o exame
MITO
Assim que esteja desperto e possa deglutir, o paciente deve ser alimentado.

6)Não é possível dirigir após o procedimento
VERDADE
A medicação utilizada para realizar o exame pode provocar ausências episódicas e é habitual que o paciente não se recorde do exame.

7)É necessário ir acompanhado na data do exame
VERDADE
Por provocar ausências episódicas, é imprescindível que o paciente tenha sempre um acompanhante para o procedimento.

Fonte: Raquel Ribeiro
[email protected]