Na maioria das vezes as pessoas que apresentam podopatias não procuram o especialista, por simples falta de informação, ou então, desconhecem a existência de profissionais qualificados. Abaixo, os problemas mais conhecidos dos pés e que são facilmente resolvidos por um podólogo.

Unha encravada

Ou onicocriptose, ainda é motivo de grande desconforto. Os podólogos entendem que, em 99% dos casos, é possível solucionar o problema sem a intervenção cirúrgica.
A unha encravada é uma dolorosa afecção que aparece freqüentemente na última falange do primeiro dedo e geralmente ao seu redor, se desenvolve-se um tecido granulomatoso. O tratamento está restrito somente à retirada do pedaço da unha.

O que são calos?

Uma hiperqueratose associada à presença ou não de um núcleo do mesmo material, com formato cônico, tendo sua porção mais estreita voltada para dentro. Os calos têm como causa, problemas de origem ortopédica e/ou calçados inadequados.
O correto é fazer visitas regulares, de mês em mês, para sua remoção que é feita de forma simples, rápida e indolor.

O que são calosidades?

É o espessamento da pele num determinado ponto. O organismo reage assim para se defender de atritos provocados por calçados apertados, má postura ou andar incorreto. O podólogo pode auxiliar a sanar esse incômodo. Faça visitas regulares para a remoção das calosidades.

O que é o bicho-do-pé?

É a menor espécie de pulga. Apenas a fêmea penetra nos tecidos, de preferência do homem, porco, cão e rato. No homem, o bicho-do-pé prefere penetrar principalmente na sola do pé, nos cantos e sob as unhas. A pulga penetra no hospedeiro, permanecendo com a cabeça e o corpo mergulhados no tecido.
As fêmeas provocam uma coceira intensa. Após alguns dias, a pulga está cheia de ovos. Eles vivem em locais secos, próximos de chiqueiro, monte de estercos e nas proximidades da casa (hortas e jardins).
O maior perigo do bicho-do-pé está na possibilidade da pulga levar também o bacilo do tétano e gangrena. O bicho deve ser retirado com cuidado para não estourar seu abdome. O processo é indolor e o podólogo está apto a retirar a pulga de forma simples e rápida.
O que é micose de unha?

As micoses são infecções provocadas por fungos. Podem se manifestar na pele, couro cabeludo e unhas. Isso porque essas regiões são ricas em queratina, o alimento desses fungos. A higiene é o princípio fundamental tanto para prevenção como para a cura das micoses.

O que são fissuras?

São rachaduras que deixam os pés doloridos e, muitas vezes, dificultam a simples rotina de calçar os sapatos e caminhar. Pode ocorrer até mesmo sangramento.

O que é órtese?

Órtese é um dispositivo que se fixa à unha e é a melhor opção para o tratamento corretivo de unhas deformadas. A aplicação de órtese faz com que a unha volte ao seu formato normal e, consequentemente, há um alívio de dor.

Fonte: velhosamigos.com.br