A 64ª edição do Congresso Tradicionalista Gaúcho, que aconteceu de 8 a 10 de janeiro, no CTG Laço Velho, em Bento Gonçalves, foi considerada um sucesso pelos organizadores do evento. A novidade é que o município pode passar a sediar o congresso anualmente, incluindo-o em seu Calendário de Eventos Oficial. Segundo o presidente da Comissão Executiva, Adiles de Freitas, nenhum outro município apresentou interesse, mas a definição deve sair até maio. “A probabilidade de ser em Bento Gonçalves é grande e não há nenhum entrave que impeça a realização do evento novamente aqui”, diz.

Nos três dias, cerca de três mil pessoas participaram das ações para definir o plano de trabalho ao longo deste ano em todos os CTGs do estado. Além de palco de proposição e votação de propostas para o tradicionalismo ao longo de 2016, o encontro teve como ponto alto a eleição e posse da nova diretoria. No total, votaram 473 tradicionalistas, sendo 440 ‘sim’, cinco nulos, três em branco e 25 votos ‘não’ para a chapa única, presidida por Nairo Callegaro, em sucessão a Manoelito Savaris, que foi presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) nos anos de 2014 e 2015.

A solenidade de posse aconteceu na manhã de domingo, 10, quando assumiram também os novos coordenadores regionais, conselheiros e a junta fiscal do MTG. Em seu pronunciamento, Nairo Callegaro reforçou seu compromisso com a tradição e os propósitos do MTG. Já Manoelito Savaris enfatizou seu sentimento de gratidão aos tradicionalistas e em especial à família. A atual diretoria permanece no cargo pelo período de um ano e as próximas eleições acontecerão no 65º Congresso Tradicionalista Gaúcho.

Durante o evento também foi definido o tema dos festejos Farroupilha 2016 “República das Carretas”, em homenagem aos 180 anos da Proclamação da República Riograndense, e apresentado o projeto do livro dos 50 anos do MTG, além do programa de festejos para o cinquentenário a ser realizado em Porto Alegre. O congresso foi realizado em conjunto com a Prefeitura de Bento Gonçalves e 11ª Região Tradicionalista.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 13 de janeiro.