Instalada em Bento Gonçalves, a Tondo S.A., dona da marca de massa, biscoitos e bolos industrializados Orquídea, está investindo R$ 90 milhões na ampliação do parque industrial de Caxias do Sul. As obras já estão a pleno vapor e envolvem, além do aumento da planta fabril, a automatização do sistema de movimentação dos produtos. Depois de concluída, a fábrica de Caxias do Sul passará dos atuais 28 mil metros quadrados para 47 mil metros quadrados. “Vamos triplicar a nossa capacidade no pastifício”, informa o diretor-superintendente Rogério Tondo. Com a nova capacidade instalada, a Orquídea estará entre os 10 maiores pastifícios do país.

As melhorias ainda incluem um acréscimo na área fabril e no potencial de produção de biscoitos e também a diversificação de seu mix atual de produtos, pois a empresa ingressará em um novo segmento de transformação de cereais com base na tecnologia de extrusão, que possibilitará a fabricação de farinha de rosca e flocos para barras de cereais, entre outros itens. Além disso, haverá incremento no fornecimento de energia elétrica com uma nova subestação de alta tensão.

A estimativa é que as obras sejam finalizadas até agosto de 2015. Depois disso, o sistema de movimentação interna da produção será comandado por robôs, tornando assim o processo muito mais rápido e eficiente. Todos os funcionários que hoje atuam nas áreas que serão automatizadas irão passar por um processo de reciclagem para futuro remanejamento em outros setores. Ninguém será desligado. “Estamos fazendo uma revolução em nosso parque industrial com o objetivo de qualificar ainda mais os processos e intensificar a nossa atuação pelo país”, destaca Rogério Tondo. A intenção é reforçar o desempenho no mercado dos três estados da Região Sul e ampliar a presença no Sudeste do país.

Parceria com italianos

A Orquídea fechou parceria com a tradicional fabricante de massas Barilla, da Itália, para a produção de massas. “A parceria com uma empresa italiana demonstra que a nossa qualidade vem sendo reconhecida não apenas no mercado nacional, mas também no internacional”, salienta o executivo. A marca italiana é muito consumida no país.