Um concerto cheio de instrospecção, determinação e religiosidade, com obras dos melhores compositores italianos do século XIX

Um momento para apreciar a arte musical. Assim deverá ser o concerto ‘Joias Italianas do Século XIX’, que acontece amanhã, 7 de novembro, no Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold, na Casa das Artes, a partir das 20h. A entrada é 1 kg de alimento não perecível que será destinado à Secretaria de Habitação e Assistência de Bento Gonçalves.
Sob a regência do maestro Manfredo Schmiedt, a atividade contará com a presença dos destacados solistas gaúchos Elisa Machado (soprano) e Giovanni Marquezeli (tenor). “Como protagonistas desse concerto vamos ter a participação de dois excelentes cantores daqui do Sul, que encantam o público através de suas vozes possantes e incrivelmente versáteis”, ressalta Schmiedt.

maestro Manfredo Schmiedt


O programa tem como essência trechos de óperas que foram escritas por compositores italianos no Século XIX. O repertório inicia com a Abertura Norma de Bellini e na sequência contempla uma série de árias, duetos e intermezzos famosos. Dentre essas obras se destacam a ária Sempre Libera da ópera La Traviata de Verdi, Nessun Dorma da ópera Turandot de Puccini e o Intermezzo da ópera Cavalleria Rusticana. “O concerto tem como essência prelúdios, árias e duetos de óperas que foram compostas no século XIX. Escolhemos alguns dos melhores compositores italianos deste século. São obras que expressam sentimentos como o amor, o desejo de liberdade, de determinação em vencer um desafio, de introspeção religiosidade de uma maneira espetacular. É impossível não se emocionar com essas partes tão especiais dessas óperas. O repertório italiano é vastíssimo e escolhemos trechos conhecidos”, comenta Schmiedt.
O concerto faz parte do projeto de circulação da Orquestra Sinfônica da UCS por cidades do Rio Grande do Sul “Estou muito feliz em realizar esse projeto, pois é uma cidade que sempre prestigiou os nossos concertos e tenho certeza de que novamente vão se emocionar com o nosso trabalho”, finaliza.

Programa
Vincenzo Bellini: Abertura – Norma
Giuseppe Verdi: “Celeste Aida” – Aida
Giuseppe Verdi: “È Strano… Ah, Fors’è Lui… Sempre Libera” – La Traviata
Giuseppe Verdi: “È il sol dell’anima… Addio, addio” – Rigoletto
Giuseppe Verdi: “È il sol dell’anima… Addio, addio” – Rigoletto
Amilcare Ponchielli: Danças das horas – La Gioconda
Ruggiero Leoncavallo: “Qual fiamma avea nel guardo!… Stridono lassù” – I Pagliacci
Ruggiero Leoncavallo: “Vesti la Giubba” – I Pagliacci
Pietro Mascagni: “Intermezzo” – Cavalleria Rusticana
Giacomo Puccini: “Vissi d’arte” – Tosca
Giacomo Puccini: “Nessun dorma” – Turandot
Giacomo Puccini: “O soave Fanciulla” – La Bohème

Solistas:
Soprano:
Elisa Machado
Tenor: Giovanni
Marquezeli

Maestro: Manfredo Schmiedt

Serviço

Dia: 7 de novembro de 2019 – quinta-feira
Horário: 20h
Local: Anfiteatro “Ivo Antônio Da Rold” da Fundação Casa das Artes – Bento Gonçalves
Entrada: 1 kg de alimento não perecível