O concerto que comemora o aniversário do município de Carlos Barbosa, traz como protagonistas crianças e adolescentes interpretando com a Orquestra Municipal de Carlos Barbosa um repertório de sucessos de uma das bandas mais conhecidas do mundo, The Beatles, com arranjos feitos para orquestra de sopros de Dirceu Andrioli, Gilberto Salvagni, Renato Dall Ago e Tiago Fernando Andreola.

Beatles by Children apresenta, entre outras, as músicas: Love Me Do, Yesterday; All You Need Is Love; Hey Jude; Let It Be, que embalaram e embalam a vida de muitos, com melodias facilmente reconhecidas e cantaroladas por diferentes gerações. Mesmo quem não viveu os anos 60 e 70 reconhece esse fantástico grupo, The Beatles, que imprimiu na história do Rock ideias inovadoras de fazer música e deixou nas letras de suas composições mensagens de paz onde havia guerra, polêmica frente as situações da época, mensagens de protesto e sobretudo a idealização de um mundo de paz e amor. Além de ser a banda pioneira em lançar música autoral entre os britânicos.

A Orquestra e a concepção do espetáculo:

A Orquestra Municipal de Carlos Barbosa foi criada pela administração municipal em 2002. Possui uma escola de música e realiza várias apresentações durante o ano, seja com a orquestra, com os grupos de câmara ou com os alunos da escola através da Orquestra Jovem. Mantém em seus concertos a característica de envolver o maior número possível de artistas locais em suas apresentações. A regência é de Dirceu Andrioli. Como esse concerto tem artistas convidados especiais é importante mencionar os motivos que nortearam a concepção desse espetáculo.

A Associação Orquestra Municipal de Carlos Barbosa mantém por meio de convênio com o município uma escola de música com aulas gratuitas oferecidas à população de Carlos Barbosa e, embora, não haja restrição de idade para participar do programa, o foco principal da escola é atender crianças e adolescentes. Essa preocupação ultrapassa a sala de aula, e leva a Orquestra a realizar periodicamente concertos didáticos no ambiente das crianças, nas escolas do município. Recentemente criou-se a Orquestra Jovem, que é formada exclusivamente por alunos da escola de música acompanhados por seus professores. O compromisso contínuo com a formação cultural dos cidadãos motiva a criação de diferentes formas de atingir as crianças e adolescentes.

O concerto do dia 25, traz o desafio de inserir jovens talentos na programação oficial da Orquestra, a partir do contato com os regentes dos coros da região, foram destacados onze talentos que representam Carlos Barbosa e região para comemorar e presentear o município em seu 57º aniversário. “Beatles By Children” é um espetáculo inovador de alto valor cultural que pretende emocionar e motivar o convívio com as artes.