Diploma não faz o bom jornalista

 A profissão de jornalista é uma arte, um dom, uma atividade intelectual que não deve ser restrita a um diploma universitário. A academia não forma um jornalista, ela apenas traça um caminho e ensina maneiras técnicas, por vezes absurdas, de se fazer jornalismo. O jornalista nasce, no berço. Está no sangue o ‘feeling’ e o ‘timing’, e o sucesso na profissão se adquire com conhecimento, observação, aprendizagem com os mais velhos e muita leitura. Podemos citar uma lista enorme de jornalistas que não são formados em Jornalismo e que são ícones na profissão: Assis Chateaubriand, Paulo Sant’Anna, Pedro Ernesto Denardin, Boris Casoy, Carlos Lacerda, Vladimir Herzog, Samuel Wainer, Costa Rego, Júlio Mesquita, Irineu Marinho, Roberto Marinho, Lauro Quadros, Franklin Martins, Hélio Costa, Miro Teixeira, Juca Kfouri, David Nasser, Danton Jobim, José Hamílton Ribeiro, Horácio de Carvalho, Celestino Valenzuela, Haroldo de Souza, Milton Neves, entre outros. Colegas de imprensa em todo o país, orgulhem-se de vosso ofício, pois a informação significa cultura e este é o meio de libertação e crescimento de um povo e não o discurso das academias. Graduação é importante, mas não é pré-requisito para o sucesso na profissão. O jornalismo de hoje está precisando de amor, de romantismo e de pautas interessantes de ler. Afinal, não é só de desgraças que a imprensa vive.

 Zás-trás

• A Federação Italiana de Futebol quer realizar uma partida em homenagem ao Papa Francisco. Para isso, surgiu a ideia de um amistoso entre as seleções da Itália e da Argentina, que deve ocorrer em Roma no dia 14 de agosto.

• O vírus H7N9, que só afetava aves, sofreu mutações para uma forma capaz de infectar pessoas. De acordo com a agência da ONU, há sete casos de pessoas infectadas pelo vírus H7N9 no mundo. As autoridades chinesas elevaram o número para nove, e já relataram três mortes.

• Cientistas suíços disseram nesta semana que podem estar perto de descobrirem a misteriosa “matéria escura”, uma substância que forma mais de um quarto do Universo, mas que nunca foi vista.

• A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) promove uma campanha para localizar cerca de 7,5 mil objetos e obras culturais que desapareceram de Bengazi, a segunda maior cidade da Líbia e capital econômica do país.

• O projeto do líder do PC do B na Assembleia Legislativa do RS, deputado Raul Carrion, que anula a cassação de três deputados comunistas em 1948 – Antônio Ribas Pinheiro Machado Neto, Dionélio Machado e Júlio Teixeira, e seus respectivos suplentes – foi aprovado em plenário nesta semana.

• Desde o início desta semana, o Arquivo Público do Estado de São Paulo liberou a consulta pública, pela internet, de milhares de fichas digitalizadas e prontuários do Departamento Estadual de Ordem Política e Social (Deops-SP), produzidos entre 1923 e 1983.

• A Rússia realizará até 10 lançamentos espaciais de diferentes plataformas, como parte do programa da agência federal Roscosmos, no mês de junho deste ano.

• A Copa Libertadores da América existe desde 1961. A equipe brasileira com mais participações é o São Paulo, presente em 16 edições. O Grêmio participa de sua 14ª Libertadores. O Internacional esteve em 10 Libertadores. Em 14 Libertadores, o Grêmio conquistou 2 títulos (1983 e 1995), dois vice-campeonatos (1984 e 2007) e em duas edições teve o artilheiro da competição: Jardel (em 1995, com 12 gols) e Rodrigo Mendes (em 2002, com 10 gols). Em 10 Libertadores, o Inter conquistou 2 títulos (2006 e 2010), um vice-campeonato (1980) e em uma edição teve o artilheiro da competição: Fernandão (em 2006, com 5 gols).

• A Série C do campeonato brasileiro inicia no dia 2 de junho. O Caxias é o único representante gaúcho. O clube está no Grupo B, ao lado de Betim, Crac, Duque de Caxias, Barueri, Guarani/SP, Macaé, Madureira, Mogi-Mirim e Vila Nova.

• Na quinta-feira, 11, ocorrem os jogos de volta das quartas de final da Copa da Liga Europa: Fenerbache x Lazio, Benfica x Newscastle United, Tottenham x Basel e Chelsea x Rubin Kazan.

• Nos dias 9 e 10 de abril, ocorrem os jogos de volta da quartas de final da Liga dos Campeões da Europa: Barcelona x PSG, Borussia Dortmund x Málaga, Juventus x Bayern de Munich e Galataray x Real Madrid.

• Hoje, às 16h30min, o Brasil enfrenta a Bolívia em partida amistosa em Santa Cruz de la Sierra. No dia 24 de abril, o Brasil enfrenta o Chile em Belo Horizonte.

• A Segundona Gaúcha prossegue neste final de semana. O Grupo A é liderado pelo São Paulo e o Grupo B pelo Brasil/Pel. O Brasil de Farroupilha joga amanhã, às 15h30min, nas Castanheiras, diante do Glória.

  Ponto negativo

Segundo o jornal O POVO, 84% dos jornalistas com diploma não sobrevivem mais do que cinco anos em uma redação de jornal.

 Ponto positivo

O Brasil está entre os maiores recicladores de embalagens PET. Cerca de 40% do material reciclado é destinado ao setor têxtil.

 Arde… Mas é colírio

Com os novos direitos em vigor, quantas empregadas domésticas perderão o emprego no Brasil? Quantos patrões continuarão com “funcionários frios” em suas residências?

 Você sabia…

 • 80% dos alimentos encontrados nos supermercados dos Estados Unidos são produzidos com ingredientes geneticamente modificados.

• Com 10.203 metros de altura, a montanha Mauna Kea, no Hawaii, nos EUA, é a mais alta do mundo.

• Com 1.620 metros, o Lago Baikal na Rússia é o mais profundo do mundo.

• O Deserto do Atacama, no Chile, é o local onde menos chove no mundo. No ano passado, só choveu 46mm, durante os 365 dias do ano, na região.

 Rascunhos & Fragmentos

• A taxa de desemprego na Europa atingiu a cifra recorde de 12% em fevereiro e afeta mais de 19,1 milhões de pessoas em idade de trabalho.

• A Microsoft anunciou que está preparando uma importante atualização do seu mais recente sistema operacional, o Windows 8. Com o codinome Blue, ela mudará a forma como o usuário lida com a interface do sistema.

• Um jovem inglês foi condenado à prisão por fazer sexo com 12 bonecas infláveis na rua.

• Segundo um estudo britânico, as três principais desculpas femininas na Hora H são “dor de cabeça”, “cólicas” e “estar com sono”. As três principais desculpas masculinas são “a hora do futebol”, “o cansaço do trabalho” e “a preocupação com o dinheiro”.

• A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) brasileira, aprovou o projeto que autoriza a execução de filmes ou publicação de biografias não-autorizadas. A finalidade é assegurar ao povo o acesso às informações sobre a nossa história.

Indicar é bom…

CINEMA: Sob a direção de Joel Coen, O GRANDE LEBOWSKI é um dos 100 filmes que devem ser visto antes de morrer.

SHOW: A banda inglesa YES se apresenta no dia 24 de maio, em São Paulo/SP. Mais detalhes: (11) 4003.1212.

MÚSICA: Uma compilação de todos os trabalhos do PEARL JAM vai ser lançada no início de julho. Quem afirma é o líder e vocalista da banda Eddie Vedder. O álbum duplo chega ao Brasil em setembro deste ano.

LITERATURA: O clássico O ESTRANGEIRO de Albert Camus é uma boa pedida para a leitura no final de semana.

TELEVISÃO: Nesta semana, a Rede Globo estreiou a série LINHA DO TEMPO (Flash Forward), com exibição às 02h15min. A Band exibe desde o dia 1º de abril, a animanção ICARLY, durante a semana, às 15h50min.