Juízo, por favor!

Na Europa e nos Estados Unidos a situação é de alerta máximo. Já estão com decretação de “lockdown” em vários países e cidades, em razão do enorme crescimento da contaminação pelo coronavírus. E por que isso está acontecendo? O motivo, que parece óbvio-ululante, está no “estouro da boiada”, ou seja, na medida em que foram sendo flexibilizadas as medidas restritivas, OS JOVENS – sim, os jovens, que acreditaram ser uma “gripezinha” e que eram “atletas” – resolveram ignorar os alertas para a manutenção dos protocolos e as “reuniões” passaram a ser rotina. Mas, muita gente “decidiu” que era hora de “seguir em frente” e praias e outros locais passaram a ficarem lotados. E, assintomáticos, levam o vírus para casa.

Juízo, por favor? II

Agora, que Bolsonaro resolveu dizer que não disse o que tinha dito e o mundo todo ouviu e, portanto, desdisse o que havia dito, algo “normal” desde que assumiu, ou seja, que a COVID-19 era uma “gripezinha”, mas ADMITINDO que “NÃO É UMA GRIPEZINHA”, as medidas restritivas deverão ser retomadas, com menor intensidade, talvez, mas contando com a probabilidade de que TODOS CRIEM JUIZO e adotem, sem discutir politicagem barata, as medidas de prevenção que os protocolos prescrevem. USANDO MÁSCARAS (ignorem os “jênios” da ciência que habitam as redes sociais), EVITANDO AGLOMERAÇÕES (inclusive familiares), LAVANDO AS MÃOS COM FREQUÊNCIA ou usando álcool em gel, enfim, RESPEITANDO SEUS FAMILIARES, AMIGOS E TODOS NÓS.

Era, mesmo, necessário?

Esta semana as redes sociais foram pródigas em protestos contra o abate total das árvores que enfeitavam a área onde está localizada a CASA GEISEL. Algo em torno de QUINZE árvores (que forneciam OXIGÊNIO a quem respira próximo ao Hospital Tacchini) foram destroçadas. Motivo? Dizem que é para “facilitar área para estacionamento pago”. Dizem, também, que 225 árvores deverão ser plantadas em outro local (dizem que na área da FERVI). Mas, eliminar arborização do CENTRO de concreto e asfalto da cidade e aumentar onde já há árvores? Por que não dentro da mesma área geográfica?

“Vamos cortar!”

É a melhor maneira de “resolver” isso? E a pergunta que não quer calar e que a AAECO – Associação Ativista Ecologia – fez insistentemente: HAVIA NECESSIDADE DO ABATE DE TODAS AS ÁRVORES? Claro que o secretário do meio ambiente de Bento Gonçalves dará AMPLAS EXPLICAÇÕES E JUSTIFICATIVAS para ter autorizado tal medida. Aguardemos. Ah, sim, ainda restam algumas árvores na área central da cidade. Mandem cortá-las (já foram tantas!). Talvez estejam atrapalhando, né? Aliás, será que NINGUÉM, mas ninguém mesmo, se preocupa com o meio ambiente, com o bem estar das pessoas e com o futuro das gerações?

Bom-dia, prefeito Pasin!

Observei o IPTU que terei que pagar no início do ano e recebi ligações de pessoas preocupadíssimas com ele. Ocorre que o IPTU aumenta, em janeiro, pelo índice do IGP-M e ele está, em outubro, em 18,1%, restando novembro e dezembro, ou seja, ele será, provavelmente, superior a 27%. E os assalariados, que receberam aumentos pelo IPCA ou não receberam aumento algum diante da pandemia, dando graças a Deus se conseguiram manter seu emprego, poderão pagar tal aumento? Por isso, Prefeito Pasin, é que quero cumprimentá-lo, o que, certamente, toda a população fará: recebi a notícia de que o Senhor está enviando para a Câmara projeto para mudar índice que aumentará o IPTU, devendo utilizar o IPCA. Faça isso, Prefeito, porque a população precisa.

Teremos revisão?

Há outro problema, Prefeito Pasin: a Taxa de Serviços Urbanos (coleta de lixo, etc.) está elevada, assim como a Taxa de Iluminação Pública (e isso que não foi privatizada, AINDA). Essa arrecadação deveria ser suficiente para CUSTEAR tais serviços, não para tornar RECEITA ordinária da Prefeitura. Creio que seria muito bom rever essas taxas, Prefeito Pasin. Paga-se fortunas de impostos para ter uma residência e, depois, se paga IPTU pelo resto da vida por TER residência própria ou alugada. Já é mais do que hora de se rever esses valores, prezado Prefeito e senhores vereadores.

Últimas

Primeira: Sou questionado por muitas pessoas: “afinal, quando será julgado o processo que tramita na justiça, envolvendo as ditas “rachadinhas” na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves?”. Respondo: Não sei! E olha que o tempo passou!

Segunda: Será que as advertências que estão sendo feitas no mundo todo, pelas autoridades responsáveis pela ciência e, aqui, pelo Hospital Tacchini, encontrarão guarida junto à população? Todos tomarão os cuidados protocolares contra a proliferação do coronavírus? A conferir!

Terceira: Os “filhos do Homem”, tal qual o pai, não param de falar “m”…agora o “Dudu Chapeiro de NY” decidiu atacar a China, o mais importante parceiro comercial do Brasil. Ah, sim, e quem, da imprensa, comenta isso é “petista-comunista”, né? Mas, ainda bem que tem o Mourão para tentar “limpar” sempre;

Quarta: Me perguntaram qual a diferença entre o assassinato no Carrefour e o massacre insano protagonizado por “gente de bem”, em Nova Prata, que resultou em morte também. Respondi: Assassinato no Carrefour, empresa multinacional, repercute mais. E o advogado de defesa dos que mataram disse que “foi acidente”. Então tá!

Quinta: Os bilhões de impostos devidos pela CEEE serão transferidos para o “controlador”, ou seja, o governo do Estado, ou seja, para NÓS, povo, pagarmos, visando a privataria. Será que já não vimos esse filme anteriormente, inclusive com a CRT?

Sexta: E segue o sucateamento do Banco do Brasil, Caixa Federal e Correios. Será que é para a privataria ser mais “barata”? Agências do BB no exterior sendo fechadas. Interessante, não?

Sétima: Enquanto isso, seguem as fraudes no auxílio emergencial e Bolsa Família. Corruptos são os políticos né?

Oitava: Em respeito a Diego Maradona, não comentarei sobre futebol. Reverencio um deus da bola, o segundo do ranking mundial.