MAIS UMA “INACREDITÁVEL”
O Sistema Globo, que é composto por vários meios de comunicação, tem sido, ao longo das últimas cinco décadas, líder de audiência, notadamente a Rede Globo de Televisão. Pois bem, essa mesma emissora, diariamente, divulgava notícias sobre os governos petistas. Repito: DIVULGAVA TUDO! Nunca inventou ou mentiu nada. Mas, era constantemente atacada pelos adeptos petistas sendo chamada até de “globogolpe”. Agora, com a família Bolsonaro no poder, o Sistema Globo continua procedendo da mesma maneira: é notícia? Divulga.

MAIS UMA “INACREDITÁVEL” II
Mas, o inacreditável é que tanto antes, com a petezada e agora, com a bolsonarada, NINGUÉM aponta QUAL OU QUAIS as notícias divulgadas não correspondem com a verdade. Há poucos dias, os bolsonaristas de plantão diziam que “agora teremos a CNN para fazer jornalismo sério”. A CNN entrou no ar domingo último, às 20 h. E não é que já há quem a chame de “CNNlixo”? Imagina! Como essa emissora mundial tem a ousadia de se instalar no Brasil e noticiar as patacoadas diárias da família Bolsonaro, né? E se a CNN divulgar o que está acontecendo com o esquema das “rachadinhas” da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, certamente será detonada. Fazer jornalismo isento, partidariamente, no Brasil, é tarefa para poucos corajosos.

SERIEDADE, NADA MAIS!
Todos os meios de comunicação DO MUNDO estão divulgando, minuto a minuto, os problemas que o novo coronavírus está causando para a humanidade. Programas de larga audiência estão dando lugar ao jornalismo imediato, com o claro objetivo de CONSCIENTIZAR o povo todo da gravidade do que está acontecendo. Políticos de todo o mundo (com algumas exceções no Brasil, onde o maniqueísmo impera), unem-se para conter o avanço da pandemia. Mas, o que fazer para enfiar na cabeça de “cabeçudos” que é grave? Eles não perdem uma chance de postar fakes nas redes sociais como se estivessem “sabendo de tudo” e que o resto do mundo fosse um amontoado de idiotas. E o pior é que SEMPRE encontram quem REPASSE suas imbecilidades.

A CRISE
Em 2008, quando ocorreu a maior crise econômica da história de humanidade, que destroçou a economia dos mais fortes países do mundo, os governos desses países abriram os cofres públicos e gastaram TRILHÕES DE DÓLARES para “salvar” os riquinhos da quebradeira geral. Bancos, financeiras, investidores e grandes empresas tiveram generoso auxílio oriundo desse dinheiro público. Agora, nova crise afeta TODOS os seres humanos, ricos e pobres. Pois os governantes estão auxiliando os pobres e desempregados para que sobrevivam a esse verdadeiro tsunami mundial. Espero que os riquinhos – que perderão, também, muito – não sejam, mais uma vez, os que levarão a “parte do leão” desse dinheiro público.

BAIXAM OS JUROS
O Banco Central reduziu a Taxa Selic de 4,25% para 3,75% AO ANO. Sensacional!!! A dívida pública do Brasil, cujos maiores credores são os “rentistas”, será beneficiada e aumentará menos. Mas, a cantilena de “precisamos baixar os juros” não fica muito clara nos seus pretensos benefícios, não? QUEM é beneficiado com a queda da Selic? O povão, que é 98%? Confesso que sou muito burro ou, talvez, mal informado sobre o assunto. Por isso, apreciaria se um desses “experts” pudesse me explicar. Eu divulgaria aqui, na coluna, para que aqueles que me perguntam isso possam obter a resposta. Então, QUEM, mesmo, é beneficiado DIRETO com essa redução da Selic?

E ELES NÃO SOSSEGAM!
E os filhinhos não sossegam, mesmo! Para começar, causa espécie, a qualquer pessoa com um mínimo de bom senso e não fanática partidária, que os TRÊS filhos do presidente estejam, diuturnamente, pendurados nas calças do pai. Desde a campanha, feita a quatro e redes sociais, que a história se repete. Para onde o pai vai, no mínimo um deles está junto. Nenhuma surpresa, portanto, com o fato de um deles ter usado as dependências do Palácio do Planalto (seu lugar deveria ser o Congresso Nacional) para tuitar bobagens que causaram mal-estar entre o Brasil e nosso principal parceiro comercial, a China (que, para eles, é “petista-comunista”). Ou Jair Bolsonaro se afasta das “saúvas” ou as “saúvas” acabarão com ele e com o Brasil. Oposição? Pra quê, tendo o 01, 02 e 03 ao lado?

POR QUANTO TEMPO, AINDA?
Enquanto um “consegue” liminar para impedir que seja investigado por “rachadinhas”, o outro ataca a China (principal parceiro comercial do Brasil), com acusações desnorteadas. E quem critica essas barbaridades bolsonarianas é “petista-comunista-vaipracuba-vaipravenezuela”, “Globolixo”, “Bandlixo”, SBTlixo”, etc. (também a imprensa MUNDIAL “ousou” noticiar isso). E, por comentar, podem me chamar de qualquer coisa, menos de burro, alienado ou conivente.

ÚLTIMAS

Primeira: Abusos explícitos estão sendo verificados no Brasil todo. Quem tem determinados produtos, muito procurados, não hesita em multiplicar o preço, num atentado à economia popular;

Segunda: O preço do petróleo desaba no mercado mundial. A Petrobrás reduz o preço do diesel em 7,5% e da gasolina em 12%. Essas reduções, somadas às duas anteriores (30,1% e 29,1%), deveriam ter feito o preço cair para BEM MENOS DE R$ 4,00. E o que se vê?

Terceira: Ah, sim, vivemos “economia de mercado” desde que fhc decidiu (agora é taxado de “comunista-esquerdista”) e foi apoiado pelos capitalistas, pelo que o preço é LIVRE, pouco importando se há cartéis e abusos;

Quarta: E ainda há “petista-comunistas” que protestam contra esses aumentos abusivos de preços. Não conseguem se espelhar no capitalismo, que mantém o mundo, né?

Quinta: Enquanto isso, o mundo parou diante do temor do coronavírus. Ricos e pobres estão sujeitos ao mesmo risco, pelo menos por enquanto. Ficar em casa é a recomendação;

Sexta: Mas, por mais que a imprensa divulgue, governos decretem o isolamento a setores e pessoas de risco, ainda há os que não se enquadrem nessa realidade. A convivência social deverá se limitar às redes sociais. Ponto!

Sétima: E aqui, em Bento Gonçalves, o prefeito Guilherme Pasin, em conjunto com seus principais secretários, notadamente o da saúde, Diogo Segabinazzi, decreta medidas importantes para conter o avanço da pandemia. Que a população atenda é o que se espera.