Estamos representados?

A questão da “representação” é um tanto quanto discutível. A “democracia” brasileira, por exemplo, é tida como “REPRESENTATIVA”, sendo que a ideia de que “votamos em políticos que nos representarão” não é, exatamente, o que se constata na prática. E não é preciso “estudar muito”, “pesquisar muito” para se ver flagrada essa autêntica falácia, pois nos representar passa longe dos interesses da maioria esmagadora da população. Políticos, via de regra, “representam” seus próprios “interésses” e há sobradas provas disso, pois se pode elencar milhares de exemplos ao longo da nossa história “democrática”.

Estamos?

Agora podemos começar – eu já comecei desde que ouvi os primeiros “acordes sonoros ao longe” – a orar no que se refere ao PEDAGIAMENTO DE RODOVIAS. Temos representação nas tratativas junto ao “governo pedagiador” de várias entidades a saber: Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE); Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA); Parlamento Regional (supõe-se que sejam as Câmaras de Vereadores); Associação das Entidades Representativas de Classe Empresarial da Serra Gaúcha (CICS SERRA); Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (COREDE SERRA); Bento MAIS 20 e MOBI CAXIAS. Essas entidades, possivelmente, coordenam, com o governo pedagiador, outras entidades.

Audiências Públicas

Podem crer que minha insistência em abordar o assunto “pedágios” tem razão de ser. Dizem que “gato escaldado tem medo de água fria” e o Rio Grande do Sul foi terrivelmente “escaldado” pelo pedagiador antonio brito, na década de 1990. Na época, fui uma das raras vozes contrárias ao absurdo que estava sendo e foi gestado por QUINZE ANOS. Depois de sentirem na carne o que foi feito, eis que o Estado todo passou a protestar contra o que havia sido feito, muito bem “amarrado” por contratos abusivos e contrários aos interesses da população. Na época, “audiências públicas” foram realizadas, mas com o mesmo objetivo de referendar legalmente o que os “donos do Estado” queriam. E a excrescência durou QUINZE ANOS.

O sinal de alerta foi dado!

Agora o sinal de alerta ecoa por todo o nordeste do Estado. Querem porque querem pedagiar TODA A SERRA GAÚCHA, mesmo trechinhos de ONZE QUILÔMETROS, como o da RS-446, Carlos Barbosa/São Vendelino. Mas, EM NENHUM MOMENTO se leu, ouviu ou viu alguém QUESTIONAR o governo do Estado sobre QUAL O VALOR QUE É ARRECADADO PELOS QUATORZE PEDÁGIOS COMUNITÁRIOS EXISTENTES E ONDE ENFIAM O DINHEIRO. E, me parece, deveria ter sido A PRIMEIRA COISA A SER INFORMADA AO POVO GAÚCHO que, obviamente, será o PAGADOR dos pedágios entregues a felizes concessionárias PRIVADAS, quiçá até estrangeiras. E agora POR TRINTA ANOS, pasmem!

E então, caros representantes?

Dizem que “querem consultar a população para debater o assunto”. Ora, senhores, não subestimem a inteligência DE TODA A POPULAÇÃO. Não estamos mais na década de 1990 e não se “amarra mais cachorro com linguiça”. Venham a público, informem, esclareçam o porquê de algumas “coisinhas”. Quem sabe comecem por informar POR QUE MOTIVO o pedágio entre Gramado e Nova Petrópolis, cobrado há mais de DUAS DÉCADAS, ainda não “rendeu’ o suficiente (cobrando absurdos R$ 7,90, pagando-se R$ 15,80 ida e volta, por míseros 32 km) para DUPLICAREM A RODOVIA e agora “dizem” que irá ser duplicada em pouco tempo. Por que, hein?

Ou vai ficar por isso mesmo?

E então, QUEM deixará de subestimar a inteligência de TODO o povo e EXPLICARÁ essas “coisinhas”, essas omissões de informações vitais? Há muito mais para ser explicado, ANTES DE SE FALAR EM PRIVATIZAR PEDÁGIOS E ENFIAR MAIS OITO GOELA ABAIXO DA POPULAÇÃO, SENHORES “REPRESENTANTES”. Que seja explicado o porquê da RS-122 não ter a sinalização horizontal adequada; o porquê de haver passado mais de ano sem que a RS-446 tenha sido sinalizada no pequeno trecho recuperado, a exemplo da RS-453 e tantas outras. Mais, POR QUE querem GASTAR UM BILHÃO E TREZENTOS MILHÕES para recuperar rodovias que estão querendo entregar a felizes concessionárias PRIVADAS? Quando políticos ignoram o povo é porque “são políticos”. E agora, por que o fazem?

Últimas

Primeira: Prezado Prefeito Diogo: até quanto o trânsito da rua Ramiro Barcelos será prejudicado por DUAS VAGAS de carros e meia dúzia de motos, no lado esquerdo, mesmo com as obras, de vital importância, do novo Hospital Tacchimed?

Segunda: Será que não há ninguém Prefeito Diogo, na secretaria responsável pelo trânsito que não tenha visto tal excrescência? Não tenha percebido o entupimento do tráfego ali?

Terceira: Seria interessante, também, que a Secretaria tome ciência da Resolução nº 600 do CONTRAN, bem como do artigo 94º do CTB, que tratam de lombadas e tachões refletivos nas ruas;

Quarta: Enquanto isso, aquela “zinha” que protestou, veementemente, num posto, quando a gasolina estava a R$ 2,80 ao litro, está sendo aguardada, junto com os que a apoiavam, no mesmo posto para novo protesto. Afinal, dizem que o preço está defasado e que deve aumentar mais 14% para chegar “ao nível mundial”;

Quinta: Leio no Jornal do Comércio do dia 08 um edital do Município abrindo concorrência para contratar empresa para execução de projeto para substituição de lâmpadas em várias ruas, para iluminação em LED, no valor de R$ 860.418,09;

Sexta: Creio que, com isso, a pretensão da administração anterior de PRIVATIZAR a iluminação pública foi revogada. Não creio que gastariam tanto para entregar a empresa privada depois, né?

Sétima: E as filhas de militares seguem lépidas e faceiras com suas pensões “legais”. Os que pagam contribuições ao INSS sobre seus parcos salários têm o “dever” de bancar essa “farra”. Brazil, zil, zil!!!

Oitava: Se o Brasil não acabar com os “comunistas” eles continuarão a aumentar o preço da gasolina, gás, energia elétrica, alimentação, etc. Já é hora de haver uma “intervenção militar” bem maior do que a que já vivemos, com milhares de fardados no poder. Os “comunistas” aproveitam;

Nona: Futebol? O que é isso? Alguma coisa comestível? Um esporte, talvez? Bem, certamente não é o que Grêmio e Inter estão praticando, né?