BOM-DIA, PREFEITO GUILHERME PASIN!

A quase dez meses de seu governo, esta é a primeira vez que lhe deu um bom-dia direto, pessoal, pela Coluna. Nesta semana estivemos em dois eventos de grande importância para Bento Gonçalves, um em Porto Alegre e outro aqui, na Terrinha. Foi um prazer para mim, como cidadão e como militante da imprensa (não vou falar “jornalista”, mesmo já podendo ter, há 20 anos, registro como tal, para não provocar brotoejas em pessoas que pensam que uma faculdade os torna, realmente, profissionais do curso que fizeram), ver a sua importante presença nesses eventos. Mas, falarei sobre isso mais adiante, em outros tópicos. Nestes quero me referir ao que conversamos nesta quinta-feira, no Restaurante Canta Maria. Dia desses repeti, na TV, o que já havia comentado na Coluna há muito tempo e em várias oportunidades. Disse que “Bento Gonçalves não teve prefeito desde que foi emancipada”, ou seja, “que não tem prefeito há 123 anos”. E mantenho essa afirmação, Prefeito Guilherme, torcendo muito, mas muito mesmo, para que o Senhor seja o PRIMEIRO e grande prefeito. Explicarei isso, claro.

O QUE É TER PREFEITO?

Bem, obviamente sempre tivemos alguém no cargo desde que Bento Gonçalves foi emancipada. Mas, pergunto: Qual prefeito pensou, projetou e construiu uma Bento Gonçalves para o FUTURO? Qual prefeito elaborou PROJETOS, colocou debaixo do braço e procurou governadores e presidentes para obter verbas a “fundo perdido” (como é, até hoje, rotina em muitos municípios, notadamente do centro do país e do nordeste) para investir na infraestrutura, na mobilidade urbana, nos transportes, na educação, na segurança pública? Recentemente, o ex-prefeito Lunelli até obteve aprovação de PROJETOS que sua administração elaborou. Mas, ANTES disso, o que tivemos? Entendo que os sucessivos prefeitos fizeram o trivial, o normal, a rotina de qualquer administração. Nenhuma grande obra foi feita por aqui como PROJETOS aprovados e usando-se verbas federais a “fundo perdido” (aquelas que não precisa pagar).

O QUE É TER PREFEITO? II

Há pouco tempo, em reunião-almoço no CIC/BG, o ex-prefeito Darcy Pozza falou claro, alto e bom som, para quem quisesse ouvir, que “Bento Gonçalves nunca teve PROJETOS”. Como essa afirmação eu estava fazendo havia muito, muito tempo na Coluna, fiz minha manifestação de agrado por ouvir, finalmente, um administrador admitir isso. Assim, meu prezado Prefeito Guilherme, estava consolidado o que pensava. A bem da verdade, temos que dizer que o ex-prefeito Mário Mônaco pensou um pouco nas futuras gerações quando construiu a galeria de esgoto na Rua Marechal Deodoro. Fora disso, o que foi feito? Medidas paliativas ou emergenciais na infraestrutura da cidade que crescia vertiginosamente, bem mais do que os administradores imaginavam. Sequer a área territorial de Bento foi defendida, como, por exemplo, Caxias do Sul e São Leopoldo fizeram.

MAS, PODE SER CORRIGIDO!

Sim, esse meu pensamento, minhas colocações, podem ser corrigidas. Minha memória pode ter me traído e não se lembrar de PROJETOS e obras de infraestrutura que tenham sido realizadas com verbas estaduais e federais a fundo perdido. Assim, a Coluna está à disposição de quem quiser corrigir isso. Ah, sim, lembro que muitos loteamentos foram surgindo desregradamente em Bento Gonçalves, sob o olhar complacente das sucessivas administrações. Alguns têm problemas seríssimos até hoje e de difícil solução. Penso, Prefeito Guilherme, que o Senhor tem tudo para ser um prefeito que fará acontecer. Já falou sobre PROJETOS que pretende realizar. Terá mais três anos para tanto ou – para melhor implementá-los – mais sete anos. Pensar nas “futuras gerações” e não nas “futuras eleições” me parece primordial para um prefeito, governador ou presidente. E o Senhor, Prefeito Guilherme Pasin, pela juventude, tem tudo para ser o “primeiro prefeito REAL de Bento Gonçalves!” e não só um “administrador das verbas próprias e dos fundos de participação dos municípios”. Para isso terá que fazer PROJETOS e buscar dinheiro em Brasília. Ou não passará de mais uma foto na galeria dos “ex”, na parede do Salão Nobre. E, repito, a Coluna está à disposição para correções e/ou contestações.

CONVENÇÃO ESTADUAL LOJISTA

A Federação dos CDL’s do Estado promoveu a 44º Convenção Estadual Lojista nos dias 23 e 24 últimos, em Porto Alegre. O CDL de Bento Gonçalves, presidido por Marcos Carbone, estava presente. E por um excelente motivo: trazer para Bento a realização da 45º Convenção, em agosto de 2014. Ano da Copa do Mundo, um evento dessa magnitude somará muito para nossa cidade, sem dúvidas. O Prefeito Guilherme Pasin estava presente e fez seu pronunciamento diante de um salão lotado, convidando todos os lojistas presentes, oriundos de todos os municípios do Rio Grande do Sul, para aqui estarem. O Coral Terra Nostra entrou no salão cantando “Mérica, Mérica”, levantando a plateia. Degustação de vinhos estava sendo feita. Enfim, um show de organização de parte do CDL de Bento. Sem dúvidas, a experiência em fazer grandes eventos é a nota alta do empresariado de Bento Gonçalves.

SELO DE QUALIDADE

A 44ª Convenção Estadual Lojista premiou as empresas que participam do “Programa Q Comércio”. O Programa Q Comércio tem como objetivos principais melhorar o desempenho dos associados, seus métodos, processos e pessoas, aumentando a participação no mercado, através da qualidade no atendimento. A iniciativa busca, ainda, capacitar o empresário e seus colaboradores em técnicas de gestão da qualidade de modo a aumentar a confiabilidade da sociedade em geral no comércio.

Ele visa implantar o modelo de gestão da qualidade no comércio, com base nos critérios da excelência da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade). Das doze empresas que mereceram o Selo de Ouro, SEIS foram de Bento Gonçalves, quatro com o Selo Prata e uma com o Selo Bronze. A importantíssima participação do SEBRAE tem que ser destacada também. A Coluna cumprimenta do CDL e as empresas agraciadas. Que venha 2014, a Copa e a 45ª Convenção Estadual Lojista.

EXPOBENTO 2014

A Expobento é, indubitavelmente, uma das maiores Feiras do Brasil. A mais diversificada é, certamente. A Expobento tem se notabilizado pela constante evolução, a exemplo das demais feiras que Bento Gonçalves promove. O know-how (saber fazer) adquirido durante esse tempo todo fez com que as sucessivas diretorias da Expobento – sempre com a maioria de jovens empresários – a tornasse sempre uma feira que trouxesse surpresas para os expositores e visitantes. Desta feita, no lançamento da EXPOBENTO 2014, que está acontecendo neste sábado, 25, teremos a presença de ninguém menos que LUIZ FELIPE SCOLARI, o Felipão, técnico da seleção brasileira de futebol. Felipão, certamente, atrairá a presença de importantes setores da imprensa local, regional, estadual e também nacional. Para a Expobento, um grande tento marcado. A Expobento será notícia no Brasil inteiro e, obviamente, no mundo. Parabéns aos responsáveis pela vinda do Felipão.

ÚLTIMAS

Primeira: Dilma sobe nas pesquisas. Não que isso decida eleições, mas, no mínimo, deveria alertar alguns tontos da internet que não é com agressões, ofensas, injúrias, calúnias e difamações pelas redes sociais que conseguiram impedir sua reeleição;

Segunda: Deveriam seus opositores e seguidores tentar acender a luz dos seus candidatos e não querer apagar a dela dessa forma. E o pior de tudo é que ainda faltam doze meses para a reeleição. Haja saco para aturar os posts do facebook, de parte a parte;

Terceira: Mas, não deixa de ser interessante a forma com que alguns setores da imprensa tratam de noticiar as pesquisas. Quando Dilma caiu, em junho, virou manchete de capa. Agora que ela recupera e sobe, pequenas notas de pé de página. Soma o quê, isso? E a favor de quem?

Quarta: A Parceiros Voluntários de Bento Gonçalves promoveu jantar beneficente no Restaurante Canta Maria, nesta quinta-feira. O CIC/BG, mantenedor da Parceiros Voluntários, pelo seu presidente Jordano Zanesco, vê nas ações sociais “grande motivos para a nos tornar mais felizes por ajudar os outros”;

Quinta: A renda do Jantar “Temperando Parcerias” foi destinada totalmente a Parceiros Voluntários. O Restaurante Canta Maria e Grupo Casa di Paolo oferecem o jantar e o CIC/BG vende os ingressos. Essa parceria vai longe, certamente, e merece nosso reconhecimento;

Sexta: Bento Gonçalves, conforme manchete do Semanário, teve crescimento de 28% no nível de empregos. Nossos empresários não querem deixar a “crise” chegar aqui?

Sétima: Não pensem que me esqueci de falar sobre as eleições para o Conselho Deliberativo do Grêmio. Há mais acontecimentos que estou contabilizando para comentar depois;

Oitava: E o Atlético-PR eliminou o Inter da Copa do Brasil. O Inter estava invicto e foi eliminado invicto. Empatou (que novidade, né?) ou venceu todos os seus jogos até enfrentar o Atlético-PR, clube da série A do Brasil.

Nona: Já o Grêmio passou pelo Corinthians com dois empates em zero, graças aos pênaltis. Barcos errou (novidade?), Alex Telles também, mas Dida defendeu dois e Pato deu um de graça. Conseguirá passar pelo Furacão e ir para a final? Quem viver verá! Agora é vencer o Coritiba pelo Brasileirão.