Dos 32 pacientes internados até o momento, 16 são infectados da Covid-19, cinco suspeitos de contaminação e 11 com outras comorbidades

A ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Tacchini caiu e está em 64%, na comparação com o último levantamento realizado pelo Semanário na semana passada, quando a instituição beirou os 80% de unidades ocupadas. Dos 50 espaços existentes, 32 estão ocupados por pacientes confirmados e suspeitos de infecção da Covid-19 e outras comorbidades.

Na última atualização do sistema do Governo do RS que monitora instantaneamente as internações nos hospitais do Rio Grande do Sul, no Hospital Tacchini, metade dos pacientes em leitos de UTI são de pessoas que estão infectadas pelo novo coronavírus (16). Casos suspeitos nas unidades chegam a cinco. No total, confirmados e que ainda aguardam o resultado de exames somam 65% das internações na UTI da casa de saúde bento-gonçalvense. O pico de ocupação foi registrado no dia 16 de junho, quando registrou 89,2%.

Os níveis de situação para a lotação de leitos é balizado em quatro cores. Verde, quando há 60% e amarelo, para registrar até 80%. A cor vermelha representa que o hospital chegou a 100% de ocupação. A cor roxa é quando a situação já ultrapassou o número total e está em colapso. Em Bento Gonçalves, a situação já chegou na cor vermelha, quando o número de unidades chegou a 100%. No entanto, com a abertura de novos espaços, totalizando 50, em razão do coronavírus, os números permanecem, em média, na faixa dos 75%.

Ocupação de leitos clínicos exclusivos a Covid-19 chegam a 78%

O levantamento do Semanário mostra ainda que leitos clínicos destinados exclusivamente para tratamento da Covid-19, alcançaram 78,6% de ocupação em Bento Gonçalves. Dos 42 disponibilizados, 33 seguem ocupados. Na segunda-feira, 29, a ocupação estava em 69%.

Uso de respiradores no Tacchini alcança 50%

Os dados do sistema revelam ainda que dos 54 respiradores que o Tacchini possui, 25 estão sendo utilizados por pacientes internados em leitos de UTI.