Número corresponde a internações que já confirmaram infecção pela Covid-19, casos suspeitos e, na maioria, pacientes com outras comorbidades

A taxa de ocupação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Bento Gonçalves está, nesta sexta-feira, 26, em 78% de ocupação. O número corresponde a pacientes internados com diversas comorbidades e infectados e suspeitos pela Covid-19. As informações contam no sistema que interliga instantaneamente a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e o Hospital Tacchini. Até o fechamento desta reportagem, 39 pessoas estavam internadas nas unidades.

Apesar da situação de pandemia vivida, em decorrência do novo coronavírus, o maior número de internados, correspondem a outras doenças. De acordo com o sistema, são 18 pacientes não Covid-19 em UTI Adulto no Tacchini, o que representa 46,2% do total de ocupação. Casos confirmados correspondem a 14 (35,9%) e suspeitos chegam a 17,9%, com sete registros.

Os níveis de situação para a lotação de leitos é balizado em quatro cores. Verde, quando há 60% e amarelo, para registrar até 80%. A cor vermelha representa que o hospital chegou a 100% de ocupação. A cor roxa é quando a situação já ultrapassou o número total e está em colapso. Em Bento Gonçalves, a situação já chegou na cor vermelha, quando o número de unidades chegou a 100%. No entanto, com a abertura de novos espaços, totalizando 50, em razão do coronavírus, os números permanecem, em média, na faixa dos 75%.

Toda a regulação para a abertura de novos espaços é definida pelo governo estadual. Quando a taxa de ocupação atinge a sua totalidade, o paciente que necessitar de atendimento em UTI é encaminhado para hospitais de municípios vizinhos que ainda disponibilizam leitos. E a situação também ocorre no inverso, quando há leito disponível em Bento Gonçalves.

No Rio Grande do Sul, conforme o levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a taxa de ocupação de leitos de UTI adulto no Estado é de 69,8%. São 1.465 pacientes em 2.099 leitos. Com relação aos pacientes com a Covid-19, consta no levantamento da SES que 311 confirmados estão internados em leitos de UTI e 134 suspeitos, em hospitais da rede SUS ou privados, sendo 445 no total, o que representa 30,3% do total de internações nas UTIs adulto do Rio Grande do Sul. Os demais 1.020 pacientes internados em leitos de UTI adulto estão com outras comorbidades.