As obras de revitalização do antigo prédio da subprefeitura de Tuiuty, que se tornará em um centro cultural deverão ultrapassar os R$ 817,6 mil. A informação foi divulgada pela prefeitura de Bento Gonçalves na quinta-feira, 13, durante assinatura da ordem de serviço para o início dos trabalhos. A obra será realizada pela empresa Construvia Serviços de Reformas Prediais Eireli, e o valor é de R$ 817.606,04.

Conforme o projeto de execução apresentado, o local receberá uma sala multiuso, quatro salas para oficinas, espaço para leitura e acervo, sala de treinamento, dois depósitos, recepção, administração e acessibilidade, com a inclusão de um elevador. O local que fica na Estrada Uva e Vinho possui uma área de 454,49 metros quadrados já abrigou um frigorífico, casa comercial, residência do subprefeito e a sede da subprefeitura.

O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, ressalta que “o Centro Cultural Tuiuty traz um caráter de vanguarda, pois está localizado em um distrito e não na área urbana. E isso irá incentivar a preservação da Cultura Italiana, das primeiras famílias que habitaram o local até os dias de hoje”.

A obra foi viabilizada com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), do governo do Estado do RS. A previsão para finalização dos trabalhos é de cinco meses.

Foto: Jose Martim Estefanon