Número engloba pacientes confirmados com a Covid-19 e outras comorbidades

O sinal vermelho voltou a acender em Bento Gonçalves, quanto ao número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis. Nesta sexta-feira, 14, o sistema de monitoramento da Secretaria Estadual da Saúde (SES) mostrava que 92% das unidades estavam ocupadas. Dos 50 leitos disponíveis, 46 estavam com pacientes que realizam tratamento contra a Covid-19 e outras comorbidades.

De acordo com as informações recolhidas por volta das 14h no sistema, o Hospital Tacchini, o único complexo no município, tinha 24 pacientes internados na UTI com a confirmação do novo coronavírus, quatro pacientes com suspeita de Covid-19 ou outra Síndrome Respiratória Adulta Grave e 18 pessoas internadas em razão de outras doenças. Desde o dia 31 de julho, a instituição estava com o sinal de alerta ligado. São 15 dias em que a ocupação nas UTIs fica entre 70% e 92%.

Segundo os dados, os leitos destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) estão com 87% de sua capacidade comprometida, ou seja, 23 internados. Já os leitos privados, o número é ainda mais preocupante: 96,3%, com 27 pacientes.

Se por um lado a situação é preocupante, por outro, o número de leitos clínicos disponibilizados para tratamento da Covid-19 e outras doenças fora da UTI é relativamente tranquilo. Até o momento, a ocupação no Hospital Tacchini para esses quartos chega a 47,6%, ou seja, 20 pessoas estão internadas. Nos últimos 15 dias, a variação ficou entre 42,9% a 73,8% de leitos clínicos ocupados.