Apesar de as opiniões serem bem diversas, pode-se concordar que toda criança precisa de alguns itens básicos que são realmente necessários.
Não se preocupe em sair comprando tudo, já que você certamente ganhará muitos presentes ou poderá depois pedir alguma coisa emprestada, ou comprar de acordo com a necessidade.

Troca de fraldas

Algodão: Como a pele do recém-nascido é muito delicada, nos primeiros meses use apenas algodão molhado com água morna para limpar o bumbum do bebê.
Creme antiassaduras: Uma camada fina de creme após cada troca ajuda a prevenir as temidas assaduras.
Fraldas: Geralmente, os recém-nascidos sujam no mínimo oito fraldas descartáveis por dia. Mas não vale a pena fazer grandes estoques, pois você vai precisar testar vários tipos e também mudar conforme o bebê vai crescendo.
Lenços umedecidos: Os lencinhos são uma espécie de coringa na hora da troca, principalmente fora de casa.
Sacola/bolsa para sair: Para qualquer saída, você vai precisar de uma sacola com algumas fraldas extras, creme antiassadura, lenços umedecidos ou algodão, além de roupinhas para trocas de emergência.

Hora do banho

Banheira de plástico: As opções de banheirinhas infantis são variadas. Se você comprar um modelo que tenha suporte para que a banheira fique mais ou menos na sua altura.
Sabonete e xampu neutros: O essencial é usar um produto destinado para bebês, porque eles têm a pele muito sensível e suscetível a irritações e alergias.
Toalhas com capuz: Alguns fabricantes oferecem toalhas com capuz e forro de tecido de fralda por dentro, para ajudar a secar melhor.

Acessórios

Cortador ou tesourinha de unha: Para a difícil tarefa de cortar as unhas do bebê, que crescem rápido!
Abajur ou luz de tomada: Uma luz bem suave ajuda na hora de amamentar ou trocar fralda quando o bebê está praticamente dormindo.
Babá eletrônica: A babá eletrônica é bem útil para quem mora em um local grande.
Chupetas: Não custa ter ao menos uma. O ato de chupar acalma o bebê, e muitas vezes aquilo que parece uma vontade constante de mamar nada mais é do que necessidade de sugar alguma coisa.
Móbile: Você se surpreenderá com as horas de entretenimento que ele vai oferecer para o seu filho.

Alimentação

Almofada de amamentação: Tem formato de meia-lua e ajuda a dar suporte para o bebê e para seus braços.
Babadores: Eles protegem as roupas de pequenas doses de regurgitação e da babação que acontece antes e durante o processo de dentição.
Bombinha para tirar o leite: Se você amamentar, a bombinha vai proporcionar liberdade para extrair seu leite e guardar para dar depois. Em alguns casos, logo no primeiro mês, pode ajudar a incentivar a produção de mais leite.
Mamadeiras: Mesmo que planeje só dar leite materno, você pode ter em casa algumas mamadeiras e bicos para quando quiser ordenhar o leite.

Quarto do bebê

Programe-se para que o quarto esteja pronto para receber os móveis por volta da 36ª semana de gestação. Isso ajudará na organização e disposição dos móveis.
Se você estiver com tudo pronto até a 38ª semana, vai lhe ajudar muito a não ficar correndo de última hora para providenciar algumas peças. Imagina se o bebê nasce antes do esperado? É bom sempre fazer tudo com antecedência.
Pensando nisso, para a compra, tanto do enxoval e decoração para o quarto, quanto dos móveis, como cômoda, armário e berço agora você pode pagar com antecedência e tudo de acordo com o tempo de gestação.