A acne não é coisa só de adolescente. Há muitas mulheres e homens que sofrem deste mal na fase adulta. Para lidar com este problema, é preciso entender as causas e fatores responsáveis pelo aparecimento das temidas espinhas. Até mesmo a alimentação pode influenciar no processo. A seguir, confira as respostas para algumas dúvidas sobre o tema.

Qual a diferença entre a acne na adolescência e na fase adulta?

Do ponto de vista clínico, nenhuma, já que as lesões são muito semelhantes. No entanto, a acne na adolescência é auto-limitada, ou seja, ao redor da terceira década tende a curar, sendo sua causa a condição genética propriamente dita. Já a acne adulta, é uma condição que, geralmente, é associada às questões hormonais, principalmente, alterações hormonais ovarianas, só se resolvendo mediante ao tratamento desta causa.
Quais as principais razões para o aparecimento da acne na fase adulta?

A principal são os cistos ovarianos. No entanto, o uso de medicamentos como anticoncepcionais, alguns antiinflamatórios, corticoides e, até mesmo, quimioterápicos, também podem ocasionar o início deste quadro.

Quais são as opções para tratamento?

Antes de tudo, tratar a causa: se for decorrente de cistos ovarianos, estes devem ser tratados; se for decorrente do uso de algum medicamento, este deve ser trocado.

A alimentação pode influenciar?

Cada vez mais, temos encontrado explicações na literatura que apontam para esta associação. Alimentos ricos em glicose e carboidratos, por estimularem a produção de insulina, parecem estar mais associados com esta piora. Neste sentido, o chocolate também participa de tal processo.

O excesso de maquiagem pode levar à formação de espinhas?

Sim, principalmente naqueles que já têm tendência à acne, pois fecha mais os poros, diminuindo a excreção do sebo.

Quando é necessário procurar outros especialistas?

Sempre que houver suspeita de que a acne não seja uma condição genética exclusiva no paciente, mas sim, secundária a algum problema corporal, como alterações hormonais.

Quais as recomendações para que o tratamento seja mais eficaz?

Este deve ser prescrito pelo dermatologista, no ato de se indicar um tratamento, para que o uso seja compatível com os produtos indicados e, também, com o tipo de pele de cada um.

O que a mulher com acne deve evitar?

O uso de anticoncepcionais que não sejam específicos para o público de mulheres portadoras de acne.

Texto: Dr. Adilson Da Costa
Dermatologia – CRM 91128/SP
Fonte: minhavida.com.br