Aos 94 anos, a aposentada Amelia Favero dá exemplo e incentiva jovens e adultos a buscarem ler livros e jornais

O apreço pela leitura prova mais uma vez que não tem limites e se mostra independente de idade. A aposentada Amelia Favero, aos 94 anos, é mais um desses exemplos para inspirar jovens e adultos a mergulhar no universo de mais uma edição da Feira do Livro, em Bento Gonçalves.

Dona Amelia é uma das leitora assíduas do Jornal Semanário, tanto nas edições de quarta como aos sábados. E faz isso com imenso prazer. “Ler o jornal me informa e faz com que o tempo passe, já que não posso me locomover pelas dores nas pernas e dificuldade para caminhar. Então fico sentada e aproveito para ler aos poucos, sem pressa. Faço sempre após o café da manhã”, conta.

Apesar da idade avançada, dona Amelia se orgulha de fazer a leitura sem precisar do uso de óculos. “Não tenho problema, consigo enxergar as letras do texto, as que estão abaixo das fotos”, destaca.
Mas a leitura não se limita apenas ao jornal. A aposentada também se dedica a outras leituras, que servem como estimulo para a saúde, de acordo com uma das filhas, Alzira Favero Glanert. “Ela lê revistas, livros de todos os tipos. Tudo que está ao lado da cadeira ela acaba lendo. Fazer isso ajuda muito a mantê-la ativa, com a memória preservada em uma idade avançada”, observa.

O estímulo de leitura que dona Amelia passou para seus filhos também incentivaram seus sucessores, segundo Alzira. “Ela estudou até a sexta série devido as imensas dificuldades para ir até a escola na época. Mesmo assim, lê e sempre nos incentivou, junto com nosso pai. Eu e meus 10 irmãos, todos lemos “Nanetto Pipetta”, ainda em italiano. Esse gosto pela leitura tornou-se algo de família, e nos orgulhamos de passar para nossos filhos”, valoriza.

E prestes ao início de mais uma feira do livro em Bento Gonçalves, dona Amélia deu seu recado aos jovens. “Leitura é importante para que se aprenda coisas corretas, boas maneiras, não entrar em coisas ruins e acima de tudo, respeitar as pessoas”, frisa.

Feira do Livro lançada oficialmente

Na noite de quinta-feira, 13, com a presença de autoridades, do patrono Pedro Guerra e do escritor homenageado, Fabiano Mazzotti, foi lançada a 33ª Feira do Livro de Bento Gonçalves, juntamente com sua identidade visual, desenvolvida pelo curso de design da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Além disso, toda a programação do evento foi divulgada.

A abertura oficial será no dia 10 de outubro, às 18h, mas a comercialização dos livros terá início a partir das 12h, na Via Del Vino. Durante os dias seguintes e até o encerramento, que ocorrerá no domingo, 21, a programação será vasta, com palestras, exposições, lançamento de livros e papo com os escritores, e shows culturais para todos os públicos nos três turnos.