A falta de conscientização da população é um dos grandes problemas para o sistema de drenagem da cidade. Obstruídas pelos mais variados tipos de resíduos, as bocas-de-lobo, bueiros e canais acabam por não escoar a água da chuva, provocando alagamentos nas vias públicas, inundando casas e causando prejuízos.

Somente neste ano, a Secretaria de Viação e Obras Públicas, que realiza a limpeza diariamente dos locais, já retirou 40 toneladas de lixo de bocas de lobo em diversos bairros de Bento Gonçalves. Em média, em cada bueiro, são retirados de 30 a 40 kg de resíduos.

Nestes locais é comum encontrar garrafas pets, sacolas plásticas, pedaços de madeiras, latas, restos de resíduos de construção como a argamassa (concreto) e outros materiais descartados irregularmente pela comunidade. Objetos maiores como ferramentas, entulhos, calotas de carro, pneus e até um sofá já foram recolhidos porque estavam obstruindo as galerias de água pluvial.

Além de objetos absurdos, são recolhidos do sistema pluvial grande quantidade de folhas e terra descartadas irregularmente pela população e pelas construções.

Na temporada de chuvas, os serviços de limpeza são reforçados pelas equipes da Prefeitura para reduzir as chances de alagamentos. Até o momento cerca de mil bocas de lobo já foram higienizadas.

“A atitude começa com a conscientização da população, de não despejar lixo no chão e recolher folhas caídas na frente de suas casas, por exemplo. Na hora que chove, todo este material é levado para as bocas de lobo. Todos devem fazer a sua parte. Enquanto isso, seguimos trabalhando permanentemente para garantir a eficiência do sistema de drenagem do município”, reitera o secretário da pasta, Amarildo Lucatelli.

A partir do projeto “Ame seu Bairro”, a Secretaria de Meio Ambiente realiza a limpeza em diversos pontos da cidade, onde toneladas de resíduos são recolhidos todos os anos. A última ação, que ocorreu no Bairro Vila Nova, retirou uma tonelada de móveis velhos, eletrodomésticos, madeira, entre outros.

Além disso, a Prefeitura dispõe ainda de equipes que realizam o recolhimento de galhos e entulhos. Os munícipes devem solicitar o serviço pelo Fala Cidadão no telefone: 0800-979-6866.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Laura Kirchhof/Franciele Gonçalves