Mesmo em local provisório por aguardar decisão judicial para voltar a sede original, entidade está recebendo material

Após três meses da desocupação do ponto localizado no bairro Juventude, a Associação Ativista Ecológica (AAECO) está novamente recebendo e dando destino correto para o lixo eletrônico. Enquanto isso, aguarda a definição judicial longe de uma definição se fica em novo local ou volta ao antigo.

A confirmação do retorno das atividades de recebimento do material eletrônico foi dada pelo secretário da entidade, Gilnei Rigotto. “Estávamos aguardo de uma definição com relação ao processo que nos colocaria de volta a sala na Osvaldo Aranha, mas não estamos tendo perspectivas. Por isso, agora instalados nesse novo local, mesmo que não sendo o ideal por alguns motivos, resolvemos voltar a receber o material eletrônico, da linha branca, exceto os óleos de cozinha. Era uma demanda importante e muito grande que passamos a voltar a atender”, confirma.

A nova sala de acordo com Rigotto, está tendo aporte financeiro do Ministério Público Federal (MPF), através de um termo de ajustamento de conduta de uma empresa para o pagamento do aluguel até que haja uma definição da ação judicial.

Em menos de uma semana foram recebidos entre uma e 1,5 toneladas de eletrônicos, resultado que satisfaz o representante da Aaeco. “Estamos contentes porque apesar de estarmos um local provisório, as pessoas estão nos procurando e realizando a entrega dos materiais, isso é em virtude do nosso trabalho, zelo que temos com o material e o quanto de informações que passamos para elas da importância deste descarte correto”, exalta.

Além de receber materiais, após longo período, outro trabalho importante foi o recolhimento de peças antigas e de alto valor, as quais estavam jogadas no depósito da prefeitura e agora estão guardadas para o museu do eletrônico, como conta Rigotto: “Encontramos um projetor antigo raro, assim como um rádio em pleno funcionamento. Peças que salvamos e estamos guardando para colocar no museu, junto com outras que já estão conosco ao longo de todo esse período”, observa.

A ideia da direção da Aaeco é conseguir ter em um mesmo local, o museu eletrônico para visitação, o escritório da entidade e uma sala para recolhimento, algo que não é comportado pela atual sala.

Interessados em realizar a entrega do material eletrônico para Aaeco ou buscar equipamentos para compra colaborativa devem se dirigir até a Rua Livramento, 48, das 8h às 11h45min e das 13h30min às 17h30min.