*Carlos Lazzari

Nestes precoces 60 dias mergulhando dentro da entidade, já é possível afirmar: “há uma legião de pessoas voluntárias querendo dar o seu melhor pela nossa Bento Gonçalves e região”. Quem vê de fora, enxerga por vezes somente a pessoa do Presidente e sua Diretoria. Até então, nada de errado nisso. Mas não é só isso!

O Centro da Indústria, Comércio e Serviços desempenha um papel fundamental na promoção do desenvolvimento econômico, social e empresarial da região, representando os interesses do setor produtivo, contribuindo para o crescimento sustentável da comunidade local e regional. Diante dessa reflexão, seria possível dizer que uma entidade empresarial com toda essa missão, pode mudar os rumos de uma cidade e região? Claro que sim, e é isso que o faz com muita responsabilidade e determinação nestes mais de 100 anos de sua existência.

Seja através do engajamento dos seus associados pelo fortalecimento dos laços empresariais; seja pelo estímulo na geração de empregos através de suas atuações em inovação e desenvolvimento; seja pela criação de riquezas pela contribuição de arrecadação de impostos; seja pelo fomento da competição e sua eficiência pelo fortalecimento do setor produtivo; seja pela representatividade empresarial na defesa dos seus associados perante autoridades governamentais e instituições; e seja também pela promoção da cultura empreendedora, através do estimulo no surgimento e crescimento de novos empreendimentos, incentivando a cultura empreendedora, pelo seus diversos programas de apoio e demais iniciativas.

Neste contexto todo, observa-se uma legião de pessoas voluntárias, que trabalham em prol de toda essa sustentação, sintonizadas em um único propósito, que é cuidar do HOJE, mas já atuando fortemente no planejamento do FUTURO. Essa ampliação vista de dentro desse impacto social, dedicando-se tempo e esforço ilimitados, os membros de uma ou mais entidades de classes, acabam ampliando os benefícios não apenas aos associados, mas também a comunidade em geral.

Em paralelo a este movimento, desenvolvem-se novas lideranças, buscando oxigenação para a continuidade de projetos já existentes, e a busca constante daquilo que ainda falta fazer.

Para isso, projetos como o Bento +20, Inova Bento, Expobento, Fenavinho, Envase, além de inúmeros outros projetos e ações, levam a participações em diversas outras entidades e conselhos, necessitando de muitas mãos que queiram fazer a diferença, para termos uma cidade como Bento Gonçalves e região pujante.

Tão logo se iniciará um roteiro de visitas a diversas e importantes entidades empresariais da nossa região, como também, um roteiro de visitas a uma grande parte dos nossos associados (não se consegue visitar a todos), no intuito de aproximar o “campo das idéias”, para uma melhor absorção de visões iguais e divergentes, sempre rumando para um único sentido: “o futuro se faz com sensatez, acolhimento, planejamento, variando ações e decisões conjuntas”.

É importante que indivíduos, comunidades, organizações e governos, trabalhem juntos para enfrentar os desafios, e criando um mundo mais justo, próspero e sustentável para todos.

*Presidente do CIC-BG