Do total de motoristas mortos em acidentes de trânsito no ano passado, 44% tiveram resultado positivo para a presença de álcool no sangue. O número é maior do que o registrado em 2021, quando o levantamento mostrou que 39% dos condutores que vieram a óbito tinham álcool presente. Os dados foram divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS), nesta terça-feira, 19. O alerta foi acionado, uma vez que os números apresentam elevação, se comparados desde 2018, quando o órgão passou a fazer o levantamento.

As informações fazem parte do cruzamento de dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e do Instituto Geral de Perícias (IGP), com base nos testes que procuram a presença de álcool na circulação sanguínea.

Os números mostram que no ano passado, pelo menos 295 pessoas que conduziam um veículo tiveram resultado positivo para alcoolemia, ou seja, 44% das vítimas fatais apresentaram uma concentração de álcool superior a zero no momento do acidente.

Em 2022, o percentual de mortos com presença de álcool no sangue foi maior entre motoristas de veículos de quatro rodas, chegando a 49% de um total de 374 vítimas. Entre os 291 motociclistas mortos e testados, o percentual de alcoolemia foi de 38%. Embora menor que entre os motoristas, o índice de alcoolemia entre motociclistas cresceu 7,8% em relação aos últimos anos, quando estava em torno de 30%. 

Tipos de acidentes 

Em 2022, os sinistros de trânsito do tipo tombamento apresentaram um aumento de 20 pontos percentuais no índice de alcoolemia quando comparado a 2021. Até esse período, o índice ficava em torno de 50% de motoristas mortos e com alcoolemia positiva, mas em 2022 essa estatística chegou a 70%. Os índices dos demais tipos de acidentes permaneceram nas suas respectivas médias: capotagem (62%), choque com objeto fixo (61%) e colisão (37%).

Foto: Gabriel Tedde / Marília Notícias / Reprodução