O fenômeno El Niño, que já demonstrou todo seu poder devastador durante o mês de setembro, quando enchentes acabaram provocando destruição e mortes pelo Rio Grande do Sul, deve se intensificar agora no verão. No entanto, os efeitos serão contrários aos já registrados. A previsão é de que haja forte calor, com temperaturas em elevação, segundo aponta o Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe)e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A estação mais quente do ano inicia na sexta-feira, 27, e, de acordo com o Inpe, a estação será mais seca em todo o país. Somente no extremo sul as temperaturas podem ficar dentro do normal. Mas nas regiões norte e central vão ficar acima do que é esperado. A expectativa é de que o El Niño perca força só no final do verão.

O fenômeno é caracterizado pela diminuição das chuvas nas regiões Norte e Nordeste e aumento na região Sul, onde devem haver precipitações acima da média, principalmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Já nas regiões Sudeste e Centro-Oeste a previsão é que as chuvas fiquem dentro da normalidade durante o verão. Mas no início elas deverão ser mais abundantes nessas áreas.

Foto: Metsul / Reprodução