Dados foram atualizados nesta quarta-feira, 19, pela Secretaria Estadual da Saúde

O número de mortes provocadas pela dengue no Rio Grande do Sul chegou a 52, conforme mostra o levantamento atualizado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (CEVS), nesta quarta-feira, 19. A última atualização aponta que uma mulher, de 64 anos, moradora de Passo Fundo morreu em decorrência de complicações provocadas pela doença. Ela tinha histórico de outras doenças e sua morte ocorreu no dia 6 de julho.

Até o momento, o Rio Grande do Sul contabilizou mais de 27,2 mil casos da doença. As cidades com o maior número de infectados é Ijuí, seguidas de Porto Alegre e Santa Maria. Conforme os dados do CEVS, Bento Gonçalves registrou desde o início do ano 18 casos e uma morte.

A Secretaria Estadual da Saúde reforça a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde assim que os primeiros sintomas apareçam, evitando o agravamento da doença e a possível evolução para óbito.

Medidas de prevenção à proliferação e circulação do Aedes aegypti (o mosquito transmissor da doença) incluem a limpeza e revisão das áreas interna e externa das residências ou apartamentos e eliminação dos objetos com água parada. Ações do tipo impedem o inseto de nascer, cortando o ciclo de vida na fase aquática. O uso de repelente também amplia a proteção individual.