Um novo lote de vacinas cotra a gripe chegou no município na segunda-feira, 9. Foram recebidas 7 mil doses que serão destinadas a todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. Com estas novas doses, Bento Gonçalves atingirá a meta de vacinar 26 mil pessoas.
Conforme o coordenador de Imunizações, Maichel Manfredini, as aplicações das novas doses inciaram na segunda-feira de tarde. “Recebemos a quantia que estávamos esperando para imunizar o restante da população que faz parte do grupo de risco. Infelizmente este ano não sobrarão doses para oferecermos à população que não faz parte do grupo prioritário, mas indicamos eles a irem nas clínicas particulares”, comenta Manfredini.

Mortes preocuparam a população

Mais de 36 pessoas morreram no Rio Grande do Sul pelo vírus Influenza A (H1N1), e deste número, quatro delas foram registradas na Serra gaúcha. Devido ao alto número de afetados, Manfredini afirma que a população ficou com medo e procurou as Unidades de Sáude. “O número altíssimo de casos de gripe A e de mortes confirmadas fez a procura crescer este ano e acredito também que as pessoas estão tendo consciência da gravidade da doença e estão utilizando a vacinação como forma de proteção”, afirma o coordenador.
Dentro do grupo de prioritários, crianças são uma das que mais se beneficiam com a vacina, afirma Manfredini. “Além de proteger contra a gripe, a vacina previne as complicações da doença, reduzindo o número de internações hospitalares, por contade problemas respiratórios. Além disso, com o novo quantitativo recebido temos que garantir as segundas doses das criança que está em torno de mil doses ainda”, finaliza.

Vacinas na rede particular

Não são apenas as pessoas que fazem parte do grupo de risco que preocupam-se com a imunização. A procura pela vacina está tão grande, que inclusive em clínicas particulares o estoque já acabou e em algumas não há previsão para receber um novo lote.
Na Clínica Vaccinare, desde quinta-feira da semana passada não havia mais vacinas, mas possivelmente até quinta-feira, 12, a administração consiga comprar novas doses.
Na Labormed, amanhã 50 novas doses estarão disponíveis para a popualação. Mas para a coordenação do laboratório, o melhor a ser feito antes de sair de casa, é ligar confirmando a disponibilidade das vacinas.
Na Tacchini, não há estimativa de adquirir novas quantidades.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário, desta quarta-feira 11 de maio de 2016.