Desde o início do ano letivo, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Especial Caminhos do Aprender, localizada no bairro São Bento, está recebendo um grupo de alunos surdos, que anteriormente frequentavam a Escola Estadual Especial de Ensino Médio Helen Keller, em Caxias do Sul. Com a medida, os educandos não precisam mais se deslocar cerca de 90 quilômetros (ida e volta) diariamente para estudar.

O promotor Elcio Resmini Meneses explica que os pais dos estudantes se mobilizaram e decidiram que não enviariam mais as crianças e adolescentes para frequentarem o colégio caxiense. De acordo com ele, no ano passado, o turno ofertado era à tarde, e em 2016, a instituição de ensino passou a ofertar turmas apenas pela manhã. Com isso, o grupo precisaria acordar por volta das 5h da manhã para que pudessem se deslocar, e chegar a tempo para o início da aula.

Para atender a solicitação dos pais, foi criado um espaço na Escola Caminhos do Aprender. No local, pela tarde são atendidas crianças com autismo, e pela manhã, como o espaço estava vago foi adequado para atender os alunos surdos. De acordo com o promotor, a proposta foi construída com o apoio da Secretaria de Educação, e aceita pelos pais, e assim o Município providenciou os profissionais capacitados para acolhe-los pela manhã.

A medida tramitou por inquérito civil, e é definitiva. “Para que os estudantes continuassem os estudos foi construída a ideia inclusive com troca do estatuto da escola incluindo a possibilidade de inserir os surdos”, relata. Meneses avalia positivamente a ação, pois a solicitação foi atendida pelo Poder Público, e foram feitas os ajustes e as recomendações.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 11 de maio.