Criada em 2017, a Liga vem se destacando a cada ano

Com o objetivo de fortalecer o futebol amador de Bento Gonçalves, a entidade foi criada para organizar as competições que estavam acontecendo na cidade. Passado o tempo, a empresa, que gerada em 2017, está estabelecida e vem melhorando a cada ano que passa.

Nas mãos do presidente Nilton Corrêa Jr, a organização passou por uma reformulação e pode-se dizer que está no caminho certo, diferentemente de períodos anteriores. Eram 16 equipes, mas nas últimas edições foram feitas com 14.

Em âmbito geral são realizadas três competições: A Liga, a Copa da Liga e a Supercopa da Liga. A primeira, e mais importante, consiste em um campeonato divididos em dois grupos de oito times. Normalmente, é feito um sorteio para saber qual lado o time estará. A partir disso, os dois primeiros passam para as quartas-de-finais. Depois, do terceiro ao sexto de cada grupo, saem as outros classificados.

Atualmente, estão inseridas 14 equipes. São elas: San Lauro, 8 da Graciema, Barcelona, Paissandú, ABGF, Tandera, Real Madruga, Tigre, Gigantes do Vale, Eucaliptos, Mônaco, Dopo Legafa, Supremo e o Copeiros da Serra.

A competição tem o início para a segunda parte de junho. De acordo com o diretor Corrêa Jr, os jogos são bem competitivos e com muita vontade. A reportagem conseguiu uma entrevista com o presidente Nilton Corrêa Jr. Confira os principais tópicos da conversa:

Organização da Liga
Presidente: A última competição foi composta com 14 equipes. Mas, o ideal seria fazer com 16. Quando recebemos um projeto, nós avaliamos. Damos valor aos moldes que já estabelecemos. As equipes são convidadas para jogar a Liga e não é todo time que entra para participar.

Projeto
Presidente: Hoje, nós contamos com dois projetos da Prefeitura. São planos de entidades. A administração abre o processo para todas as instituições de Bento e a gente faz o projeto. Se a proposta for aprovada, a mandatária destina aquela verba para os clubes. Então temos duas ações. Uma para a Liga e uma para a Copa da Liga.

Contratações dos times
Presidente: Agora teremos quase um mês e meio para a preparação para os próximos campeonatos. Na verdade, já foi tratado que teremos uma súmula fechada. Mas, isso é uma questão que podemos resolver nas próximas semanas.

Foto: Arquivo pessoal