O trânsito intenso nas grandes cidades é um grande transtorno. Entre uma buzinada e outra, o estresse, a impaciência e o cansaço aumentam na mesma medida em que o tempo passa sem que se avance um metro sequer.
De acordo com a pesquisa feita, mais de três milhões de cidadãos utilizam carro diariamente ou quase todos os dias na capital paulista e perdem, em média, cerca de três horas nos seus deslocamentos. Não é de se estranhar que tanto esforço acabe com o equilíbrio físico e mental das pessoas.

A irritabilidade pode causar desde uma dor localizada e/ou até problemas mais complexos, como um infarto ou uma úlcera. Já tiveram casos em que o paciente estava tão atordoado com os congestionamentos que tentou o suicídio.
Respire fundo e…

Infelizmente, muita gente não tem opção quando a questão é o deslocamento e se vê obrigada a enfrentar as filas pelas ruas. Se esta é a sua realidade, não a encare como se fosse o fim do mundo.
• Tente identificar o que te deixa mais estressada. Às vezes, não é o trânsito em si, mas algum problema recorrente na sua vida.
• Reduza o incômodo abrindo espaço no seu dia a dia para momentos prazerosos, como se fossem recompensas por todo o infortúnio do trânsito.
• Pratique técnicas revigorantes, como a meditação, ou participe de terapias em grupo se estiver de fato muito incomodada com o tema.

Dentro do carro

• Tente evitar o horário de pico e busque informações sobre o trajeto, como acidentes que impedem o tráfego, o que ajuda a diminuir a ansiedade.
•Invista em uma rota alternada com menos movimento.
• Saia de casa com antecedência: o atraso só complica ainda mais a situação.
• Invista na música. Ligue o rádio e solte a voz.
• Dê – ou aceite – carona. Além de conversar com quem estiver, você também ajudará a diminuir a quantidade de carros nas ruas.

Vá de bike

Que tal fazer da bicicleta a sua melhor amiga e investir nas pedaladas? Uma pesquisa comprovou que pedalar ou fazer uma caminhada aumenta a sensação de bem-estar – e que quanto mais as pessoas usam carros mais se sentem infelizes.

Fonte: portalvital.com