Viajar de avião às vezes pode ser o jeito mais rápido de se locomover, ou até mesmo ser a única opção para percorrer longas distâncias. Porém, tal meio nem sempre combina com conforto. Inchaço, pressão no ouvido, ressecamento da pele, enjoos e dores no pescoço são incômodos comuns durante as viagens aéreas, especialmente as mais longas. Confira algumas dicas que podem reduzir os possíveis desconfortos e proporcionar uma viagem mais tranquila.

Alimentação

A preparação começa ainda em casa. No dia anterior ao embarque, evite comer alimentos gordurosos, com muitas fibras, que fermentem (feijão, repolho, pepino) e ingerir bebidas gasosas. Todas essas opções podem piorar a sensação de inchaço na barriga, comum nas viagens. As dicas valem também para a refeição escolhida durante o voo. Evite o consumo de bebidas alcoólicas, que diminuem o aproveitamento de oxigênio pelas células. Não se esqueça também de beber muita água e manter-se hidratado.

Enjoos

Se você costuma ter enjoos durante as viagens, tente sentar em uma poltrona na área central do avião, próxima à asa. Além disso, evite comidas condimentadas, gordurosas e refrigerantes, mas também não viaje de estômago vazio. Caso possua orientação médica, tome algum medicamento que iniba a sensação de enjoo por volta de 30 minutos antes de embarcar.
Inchaço nos pés

O inchaço nos pés e pernas costuma ser um desconforto comum durante os voos, especialmente para os mais idosos, ocasionado pela baixa pressão na aeronave. Procure fazer movimentos com os pés, tornozelos e pernas regularmente, ainda que sentado, e levante-se a cada duas horas para caminhar um pouco pelo corredor da aeronave. Usar uma meia elástica pode ajudar a reduzir o incômodo. Invista também num sapato confortável com o qual você já esteja acostumado.

Roupas confortáveis

Vista-se de maneira confortável para viajar. Evite roupas muito apertadas (não só os pés podem inchar) ou que amassem demais, salto alto e sapatos desconfortáveis. Não se esqueça também de levar um casaco e meias, pois a temperatura dentro do avião costuma ser mais baixa, em torno dos 22°C. Caso precise estar mais elegante ao chegar no seu destino, leve uma muda de roupa na bagagem de mão.

Pressão nos ouvidos

Principalmente na hora do pouso é comum o aumento da pressão nos ouvidos, causando uma leve sensação de surdez. A impressão pode ser agravada se o passageiro possui no momento outro tipo de constipação, como o nariz entupido, por exemplo, o que obstrui o canal entre a garganta e os ouvidos. Se for o caso, procure utilizar um spray nasal meia hora antes do avião começar a aterrissar. O truque de mascar chicletes pode reduzir o incômodo, pois a mastigação auxilia no reequilíbrio da pressão. Para bebês e crianças pequenas, ofereça mamadeira ou chupeta alguns minutos antes do pouso.

Dores e câimbras

Ficar muito tempo com as pernas para baixo e sem movimento reduz o fluxo sanguíneo, o que pode trazer alguns problemas como, por exemplo, trombose. Por isso, movimente-se ao longo do trajeto, tentando levantar a cada duas horas, pelo menos. Aproveite para se espreguiçar e mexer os braços, pescoço e ombros, o que ajuda a estimular a circulação do sangue.

Soneca

Dormir um pouco ajuda a passar o tempo e descansar para chegar melhor ao seu destino. Invista em protetores de ouvido, vendas de olhos e travesseiros para o pescoço, que ajudam a manter a postura reta por mais tempo, evitando dores nas costas. Existem modelos infláveis fáceis de transportar e carregar. Mas atenção: remédios para dormir não são indicados, pois nem sempre é possível realizar um desembarque de emergência no caso de qualquer reação adversa ao medicamento.

Jet lag

“Jet lag” é aquela sensação de cansaço, insônia e irritabilidade que pode ocorrer pela diferença de fuso horário entre um lugar e outro. Quanto maior a diferença de fuso, mais difícil a adaptação: calcula-se que para cada hora de diferença é necessário um dia para se adaptar. Se for possível, tente se aproximar do fuso horário de seu destino mudando seus horários de refeição e sono cerca de cinco dias antes da viagem. Tente também optar por um voo em que você passe a noite a bordo e durma o quanto puder no avião.

Fonte: ehow.com.br