Para fomentar a prevenção e a luta contra a AIDS, comemorado nesta sexta-feira, dia 1° de dezembro, a Unidade Móvel da Saúde está na Via del Vino, no Centro de Bento Gonçalves. A data é um alerta para a prevenção da doença, e que mesmo tendo parceiro fixo os exames são de alta importância para a população. A unidade fica até às 16h e disponibiliza testes rápidos de Doenças Sexualmente Transmissíveis, HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Integrando a Campanha dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, a Coordenadoria da Mulher/ Centro Revivi também participa da ação com distribuição de material informativo.

Unidade Móvel da Saúde segue até as 16h. Fotos: Marina Teles e Laura Kirchhof

A AIDS atinge pessoas de todas as faixas etárias. Segundo dados da Secretaria de Saúde, em Bento Gonçalves, os jovens, de 20 a 39 anos, são as principais vítimas da doença: 57,8 % do total de ocorrências. Neste ano, foram registrados 11 casos da patologia, 27 com o vírus HIV e três óbitos causados pela enfermidade. Conforme o coordenador da Vigilância Epidemiológica, enfermeiro José Rosa, é importante que as pessoas façam os exames com frequência para prevenir agravos, caso estejam infectados pelo vírus. “Estes dados são relevantes, mas é importante salientar que a descoberta da infecção pelo HIV tardiamente eleva as preocupações, uma vez que o vírus provoca uma queda na imunidade do organismo, que fica exposto a infecções oportunistas, complicações e óbito”, frisa.

O acesso às informações corretas e o uso do preservativo em todas as relações são a melhor forma de prevenção da infecção e o diagnóstico precoce é a melhor maneira para que as pessoas que vivem com HIV/AIDS tenham melhor qualidade de vida.