A relação de Gregori de Souza Costa com a comida iniciou quando ele tinha apenas nove anos. “Aprendi olhando a minha mãe, pois ficava sempre de “butuca” vendo ela no fogão. Se tratando de memória afetiva, a minha é um pouco controversa, pois minha mãe cozinhava o jantar para que eu pudesse almoçar no outro dia. Não gostava muito de comer comida requentada e aos poucos fui vendo como ela fazia e, quando estava sozinho em casa, pois estudava de manhã e chegava ao meio-dia, tentava fazer o que ela fazia escondido dela”, comenta.

Aos poucos, ele passou a cozinhar na companhia da mãe e da avó. “ Cozinhávamos juntos, tanto almoço quanto jantar e, muitas vezes, enquanto ela fazia faxina em casa, eu cozinhava. É assim até hoje”, enfatiza.

Um dos momentos que ele mais gosta é, sem dúvida, reunir familiares e amigos para confraternizar. “A gastronomia consegue trazer a felicidade em forma de comida. Gosto de cozinhar por longas horas. Então, se vou fazer uma massa, gosto de fazer a massa, o molho fresco, na hora. Enquanto isso, a gente toma um vinho, conversa. Considero um hobby, porém, tenho isso como profissão. Fiz curso no Senac e hoje em dia faço jantares harmonizados e trabalho no restaurante da Casa Vanni”, salienta.

A preferência para cozinhar é exatamente a culinária típica da nossa região: a comida italiana. “Acho que a complexidade que tem no sabor, com os ingredientes simples, é a alma da cozinha. Com essa culinária, a gente consegue pegar produtos mais baratos e fazer pratos mais elaborados. Além disso, gosto muito da culinária americana e oriental, nesta última costuma se fazer caldos muito saborosos, que podem ser utilizados para vários pratos. Também, como cozinheiro, gosto da cozinha descomplicada, não seguir muitas regras, desde que a gente faça pratos muito saborosos, não me importo em seguir a receita”, finaliza.

Massa com cogumelos e bacon

Ingredientes:
1 dente de alho
1/2 cebola
Queijo parmesão ralado
150g de cogumelos Porto bello
150g de bacon
Salsinha
Tomilho
Creme de leite fresco
300g Spaghetti linguine
50ml de vinho branco
1 limão siciliano
Azeite
Sal
Pimenta do reino

Modo de preparo:
Limpe os cogumelos e corte eles em lâminas mais grossas. Corte o bacon em cubos. Corte a cebola em cubos pequenos e o alho em lâminas. Em uma panela, adicione o azeite e o bacon, logo após adicione os cogumelos e a cebola. Deixe dourar e adicione o alho. Assim que o alho estiver dourado, adicione o vinho branco e deixe o álcool evaporar. Adicione o creme de leite junto com o tomilho. Deixe cozinhar por alguns minutos. Adicione a massa no molho um pouco mais al dente pois ela vai terminar de cozinhar no molho.
Adicione o queijo parmesão, suco de meio limão e a salsa. Misture muito bem os ingrediente até o queijo derreter. Porção rende para duas pessoas. Sirva em um prato bonito e bon appétit!