Desde muito cedo, Matheus Loureiro sempre teve interesse pela cozinha. Tudo iniciou quando ajudava a avó paterna nos afazeres. “Ela sempre fez doces e salgados sob encomenda e desde pequeno a ajudava. Isso fez despertar meu amor pela cozinha, tanto que sempre trabalhei na área de gastronomia. Nunca pensei em atuar em algo diferente”, enfatiza.

A influência dentro de casa o fez ir mais longe, criando pratos e procurando receitas para que pudesse cozinhar. Assim, aos poucos, o amor pela prática foi se tornar profissão. “Desde sempre o ponto de encontro na minha casa era a mesa. Comer e beber sempre me proporcionou os melhores momentos da vida. Logo que pude comecei a estudar e viajar para conhecer todas as culturas gastronômicas e experiências. Sou de família portuguesa por parte de pai e do Nordeste por parte de mãe, sempre busquei o melhor de cada cultura para implementar na cozinha”, lembra.

Muitos são os itens que ele aprecia no momento de cozinhar, especialmente o preparo de alguns pratos. “Gosto muito de trabalhar com massas, risotos e peixes e frutos do mar. São áreas que sempre busquei mais estudar e me preparar. Além disso, morei por algum tempo em locais que tem esses elementos com principais na cozinha (como no Nordeste, Itália e Portugal). Gosto da versatilidade dos elementos, tudo combina com massas e risotos, peixes são excelentes combinam com frutas legumes vegetais. Isso faz eu gostar de trabalhar com isso”, revela.

Matheus é carioca, mas radicado na Serra há alguns anos. Ele é formado pela Escola de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul (UCS), pelo SENAC/RS e pelo Instituto Professionale Alberghiero Di Trento e é docente de gastronomia desde 2010, em diversas escolas da Serra e Capital Gaúcha.

Ossobuco al Vino Rosso e Risoto Alla Milanese

Ossobuco al Vino Rosso
1 kg de ossobuco
150 gramas de cebola picada
75 gramas de cenoura picada
75 gramas de salsão picado
400 ml de vinho tinto seco
400 gramas de caldo de carne
20 gramas de extrato de tomate
Manteiga, azeite, sal e pimenta moída a gosto.

Para finalizar o prato:
20 gramas de alho picado
1/2 maço de salsa picada
Raspas de limão siciliano

Modo de preparo:
Temperar a carne com sal e pimenta e dourar em manteiga e azeite de ambos os lados. Reserve. Na mesma panela refogar a cebola, a cenoura e o salsão, deixar dourar e deglaçar com o vinho tinto. Deixar o vinho reduzir à metade, retornar com a carne e cobrir com o caldo de carne. Cozinhar até a carne ficar macia. Para finalizar o prato, misturar a salsa, o alho e as raspas de limão. Despejar na carne assim que a mesma ficar pronta. Tampar a panela e deixar descansar por aproximadamente cinco minutos antes de servir.

Risoto Alla Milanese
240 gramas de arroz arbóreo
40 gramas de manteiga
750 ml de caldo de carne claro
20 gramas de cebola picada
120 ml de vinho branco
30 ml de azeite de oliva
30 gramas de queijo parmesão ralado.
Açafrão a vontade

Modo de preparo:
Refogar a cebola no azeite, após, juntar o arroz e refogar. Acrescentar o vinho e deixar evaporar. Colocar o fundo aos poucos, mexendo constantemente. Juntar o açafrão e cozinhar até al dente. Finalizar com o queijo parmesão e manteiga bem gelada.