Bento Gonçalves terá uma apresentação especial da palestra “Na Cabeceira da Mesa: Mulheres Felizes Valorizam suas Conquistas”, ministrada pela jornalista Marciele Scarton, que incentiva o protagonismo feminino ao evidenciar os avanços conquistados pelas mulheres. O evento acontece na quinta-feira, 16 de março, às 19h30, no Teatro do Sesc Bento Gonçalves (Av. Cândido Costa, 88, Centro). Os ingressos estão à venda no Sesc e têm valor de R$ 20 para público em geral; 10 para comerciários com cartão Sesc, estudantes, idosos e classe artística; R$ 15 para empresários com cartão Sesc. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3452-6103. A apresentação é comemorativa ao mês da mulher e ao aniversário de um ano de atuação da palestra. Apoiam a realização e participarão do evento com presentes especiais, que serão sorteados à plateia: Cervejaria Leopoldina, Adhapt Atelier, Carmem Centro Estético, Consultora de beleza independente Mary Kay Caroline Osmarini, Mais Íntimo, Pecaditos Especialidades, Ana Possamai Fotografia.

A cabeceira da mesa ilustra o empoderamento das mulheres, mostrando que, diferentemente de outras épocas, elas ocupam lugar de destaque, são líderes e têm autonomia em suas escolhas, decisões e atitudes. Um posto que evidencia como a mulher atual chegou ao topo, na comparação com as mulheres de um passado recente, instigando-a a pensar no que deseja e almeja para a sua vida. Ao revisitar as histórias das mulheres do passado, sendo que a palestra é inspirada no Livro “Mulheres do Interior” (2013), do qual a palestrante é coautora, Marciele propõe à plateia a valorização de sete importantes conquistas femininas, que vão do direito de desejar e agir conforme suas vontades, ao direito de encontrar o equilíbrio, passando pelo direito à independência, sendo protagonistas no mercado de trabalho.

A apresentação também aborda a praticidade da vida moderna, a importância da vaidade e o direito de praticar a sua espiritualidade sem imposições. “O objetivo é que a plateia reflita sobre a importância de uma série de direitos que foram conquistados e passaram a fazer parte da vida das mulheres nos últimos cem anos, aspectos hoje tão incorporados em nossa rotina, que deixamos de dar a eles a devida importância. Valorizar essas conquistas, priorizá-las e praticá-las todo dia é fundamental para a nossa felicidade, além de ser a chave para minimizar uma série de sentimentos negativos que acometem as mulheres, como ansiedade, angústia e insatisfação”, afirma Marciele.

Integram a palestra dois vídeos que reúnem mais de cinquenta mulheres. Parte delas, mulheres contemporâneas, destacando conquistas femininas, outra parte, personagens do livro “Mulheres do Interior” dando depoimentos comoventes sobre a evolução do universo feminino, contando o que elas fariam se estivessem hoje sentadas na plateia.

Mais informações sobre a palestra podem ser acessadas no site, e no Facebook, curtindo a Fan Page Na Cabeceira da Mesa.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário.