Em 1975 por ocasião das comemorações do centenário da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, o Museu Municipal do Imigrante foi instalado, passando a ocupar um espaço cultural que muito merecia e necessário para os registros Históricos.

De peça em peça foi sendo reunido um acervo que hoje é considerado representativo como instrumento de trabalho, utensílios, objetos de adorno, mobiliário, arte sacra e artesanato, desenvolvidos e utilizados pelos povoadores da região. Este acervo foi formando em sua quase totalidade, por doações espontâneas da comunidade, que desta forma, expos sua história nas salas do Museu.

Não são peças únicas ou de grande valor monetário, não pertenceram a ilustres e destacadas figuras de projeção nacional. São peças rústicas, desgastadas pelo tempo, mas que, na sua humildade, reconstituíam o dia-a-dia do imigrante, na sua trajetória e no seu tempo, construindo assim a nossa HISTÓRIA.

A panela, o moinho, o baú, a enxada, o lampião, o arado, todos plenos do sentido humano, permitem uma aproximação maior com o mundo do imigrante na percepção do que foi a sua relação com o momento HISTÓRICO da época.

Desta forma, o Museu procura contar as novas gerações a HISTÓRIA do trabalho, pois entendemos que só o trabalho constrói a realidade e a História não é senão o fruto do trabalho da humanidade. Por isso, não é coincidência que só existe respeito pelo Patrimônio HISTÓRICO quando também existe respeito pelo trabalho do homem…

Já o ARQUIVO HISTÓRICO é a guarda de Documentos escritos, sejam eles, de ordem pública ou privada que remontam a História desde os tempos primórdios da civilização, quando se iniciava o processo da escrita. A possibilidade do esquecimento foi o motivo básico que levou a humanidade a registrar sua memória em forma de sinais que expressassem impressões afetivas, intelectuais e administrativas. Os palácios eram locais onde se avolumava esses registros que tornaram possível uma reconstrução mais verdadeira da HISTÓRIA dos povos.

A formação do Museu foi possível graças à pesquisa em ARQUIVOS, que guardam em seus acervos, documentos que dão a credibilidade de sentido probatório do que consta a caminhada de um povo.

Por tanto, DOCUMENTOS de natureza pública, formam o acervo de um ARQUIVO, capaz de fornecer subsídios para pesquisa e reconstruir as várias áreas da HISTÓRIA da nossa cidade e do nosso Município.

                “VOCÊ SABE ONDE ESTÁ LOCALIZADO O ARQUIVO HISTÓRICO EM BENTO GONÇALVES???”