Em 1925 a população do município era atendida por 249 estabelecimentos comerciais. Em 1933 iniciou o calçamento da Rua Marechal Deodoro. A época também é marcada pelo surgimento de estabelecimentos especializados em tecidos e confecções. As ferrarias, selarias e os famosos “Fordecos” (carros da linha Ford) já transitavam pelas ruas.

                A rede elétrica, em 1940, estende-se aos demais bairros. A agricultura vai sendo substituída pela indústria, que aos poucos diversifica sua produção, gerando mais empregos. A industrialização atrai um novo contingente de trabalhadores, migrantes de outros municípios da região. Aumenta a circulação de dinheiro e muda hábitos e costumes dos moradores. O poder de consumo da população aumenta com o desenvolvimento da cidade.

                Em 1943 chegou a Bento Gonçalves o Primeiro Batalhão Ferroviário. Vindo de Santiago, a sede permaneceu até 1971, quando foi transferido para Lages, Santa Catarina. Logo após sua instalação, o Primeiro Batalhão Ferroviário criou os departamentos de Saúde, Alimentação, Educação, Transporte, Recreativo e Desportivo. Sua participação foi destacada nos mais diferentes segmentos da sociedade, sendo considerado hoje um dos propulsores do progresso e desenvolvimento do município.

                No início da década de 1950, o município apresentava uma população de 23.440 habitantes, destes apenas 6380 eram urbanos e 17.060 na rural. Na economia, destacava-se o setor agrícola, principalmente a produção Vitivinícola, além da agricultura de sobrevivência. Entre os estabelecimentos, empresas comerciais e industriais existiam: 12 madeireiras 9 oficinas mecânicas, 8 olarias, 8 cantinas de vinho, 7 ferragens, 4 casa bancárias, 4 empresas de transportes, 4 casas de produtos coloniais, 4 fabricas de calçados, 4 fabricas de ferramentas agrícolas, 3 fábricas de móveis, 3 selarias, 3 torrefadoras de café, uma fabrica de sulfato de cobre e um curtume. O município ainda possuía 8 cooperativa; Uma Associação Comercial, fundada em 1914, 10 Associações Recreativa e Desportivas; Um Circulo Operário, 74 Escolas Municipais. Uma Estação de Enologia. Um posto de Higiene e um Aeroclube.

                O impulso dado pelo marco HISTÓRICO da Primeira FENAVINHO em 1967, podemos definir como divisor do ANTES e do DEPOIS da importante festa. Graças às lideranças que com muita habilidade, projetaram o nosso Município para uma esfera nacional e internacional.

                Em 1975, a base de economia concentrava-se ainda na agricultura, sendo grande produtor de uvas e vinhos, com grande destaque nos móveis, couro, entre outros totalizando 480 indústrias. Em 1977, surge a Móvelsul, com o nome de Mostra do Mobiliário. Em 1990 a Primeira EXPOBENTO. Em 1993 – A FIMMA – Feira Internacional de Máquinas, Matérias-primas e Acessórios para Indústria Moveleira. No ano de 2004 – A FIEMA BRASIL – Feira Internacional de Ecologia e Meio Ambiente.