Após a demarcação feita pelos agrimensores, cada família se dirigia ao respectivo lote rural. As primeiras atividades não foram o plantio, mas a limpeza do mato, a construção de habitações e a abertura de caminhos.

Chegando ao próprio lote, o imigrante precisava construir logo alguma choupana para proteger-se contra as intempéries e animais selvagens. Abriam uma clareira na mata e as primeiras casas eram construídas de bambu ou madeira bruta para as paredes laterais e cobertas de palhas, folhas ou ervas. O fogo devia arder durante toda a noite para iluminar e afugentar os animais ferozes.

A seguir, começaram a derrubar a mata e organizaram a plantação. Pouco a pouco foram conhecendo a floresta e abrindo pequenos caminhos. Depois escolhiam um local definitivo para a construção da casa, quase sempre, em leves encostas, junto a vertente de água.

As moradias definitivas eram de madeira ou pedra. O local preferido para a construção das casas eram encostas suaves, para facilitar a localização do porão, indispensável para o depósito de cereais, ferramentas e a cantina para o vinho e a graspa. As tábuas de pinheiro eram serradas com uma serra manual. A cumeeira era alta para dar lugar a um sótão, onde se guardava; amendoim, feijão, lentilha, trigo e outras sementes. Também poderia servir de quarto para hóspedes…

Os primeiros imigrantes não conheciam o fogão. Para cozinhar, usavam um caixote de madeira e por dentro com terra batida, o “fogoler” e havia uma cavidade onde se acendia o fogo e colocava as lenha. Para se cozinhar, em especial a famosa polenta, as panelas eram suspensas em uma corrente chamada “cadena”. A cozinha ficava separada, por medo dos incêndios, pois o fogo estava continuamente aceso.

As casas tinham janelas sem vidros. Inicialmente a cobertura era de pequenas tábuas de pinheiro denominadas de “scandole”. Posteriormente passavam a utilizar o zinco e as telhas de barro cozido. Próximo a casa, ficava o forno. Um pouco além, ficavam as construções destinadas a abrigar os animais.

Os capitéis construídos ao longo das estradas testemunham a religiosidade dos imigrantes. Às vezes, eram construídos para agradecer uma graça recebida ou dedicados a Santos de sua devoção.

Os imigrantes italianos trouxeram ao novo mundo, a fé que lhe foi um grande sustentáculo para enfrentar a nova vida. Em cada núcleo colonial, a sociedade Igreja ocupava papel determinante e a construção de capitéis e capelas, mobilizava a todos por meio da doação de material e trabalho voluntário.

Battistel (1981, pág. 38) lembra que: “O MAIOR DOCUMENTO DA RELIGIOSIDADE E FÉ DOS IMIGRANTES ITALIANOS SÃO AS CAPELAS”. Os imigrantes ao se instalarem em suas terras providenciavam um lugar para rezar. No início rezavam o terço debaixo da sombra de árvores, com o quadro do Santo de sua devoção.