Na sexta-feira, 11, Bento Gonçalves completa 123 anos. Sua trajetória de riqueza e pujança faz com que todos nós sintamos muito orgulho da nossa cidade. Mesmo com os buracos nas ruas, problemas com o esgoto e falta de infraestrutura em alguns bairros, é difícil encontrar uma pessoa que não esteja feliz em morar aqui. Afinal, estes problemas existem em qualquer município brasileiro e já está provado que Bento tem muito mais a oferecer do que deixar a desejar.

A terra que originariamente tem raízes italianas, hoje vive sob a miscigenação dos povos. Brancos, negros e índios são vistos por aqui. Todos buscando o chamado “lugar ao sol, querendo melhorar de vida ou, simplesmente, uma oportunidade de crescimento profissional. Quem vem para cá, não quer mais sair. Pelo contrário, incentiva familiares a virem para a Capital do Vinho também.

As vagas de emprego em abundância são o grande atrativo para os migrantes de outros municípios. É aqui que muitas famílias se consolidam, que pessoas realizam o seu sonho de conquistar a casa própria. Em Bento Gonçalves, muitos dizem, a vida parece ter outro sentido. Aqui se trabalha muito mais que em outros lugares. Porém, são poucos os locais que pagam salários como os das nossas empresas.

Além de tudo, a comunidade de Bento é muito hospitaleira. Os bento-gonçalvenses aprenderam a receber o chamado “pessoal de fora”. A hospitalidade é reconhecida em todas as classes sociais e os espaços para a convivência harmônica em sociedade só aumentam. Hoje nos tornamos referência e um importante polo turístico ao lado da tão falada Gramado. Deixamos de ser apenas o primo pobre da cidade localizada na Região das Hortênsias. Temos vida própria e hoje somos parceiros na atração de turistas.

Nestes 123 anos, Bento Gonçalves tornou-se um dos motores de propulsão da economia gaúcha e nacional. O setor moveleiro é modelo para o país, os melhores vinhos brasileiros são produzidos em nossa terra, sem falar na força do setor metalúrgico e metal-mecânico, além da tradição e trabalho das pequenas e médias empresas do município. A união destas forças faz com que estejamos entre as 1o forças da economia gaúcha.

Por isso tudo, nossa Bento Gonçalves comemora mais um aniversário cheia de saúde, força e alegria. A terra de povo ordeiro, trabalhador e responsável segue trilhando seu caminho e tendo muitas histórias para contar. De geração em geração, formamos novos apaixonados pela Capital do Vinho. Bento-gonçalvenses de nascimento, ou de coração, todos continuam demonstrando o seu carinho e sua gratidão pela oportunidade de estarem vivendo neste chão.

Parabéns, ao povo de Bento Gonçalves. Que Deus permita que nossa cidade continue crescendo e se desenvolvendo. E, além disso, siga formando cidadãos de caráter e que fazem com que o Rio Grande do Sul e o Brasil se orgulhem desta terra.