Pelo menos duas secretarias municipais em Bento Gonçalves tiveram seus secretários exonerados na terça-feira, 26. As informações foram publicadas no Diário Oficial do Município. Na pasta da Saúde, Gilberto Junior e na de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Henrique Nuncio, deixaram seus cargos.

De acordo com as informações, a partir desta quarta-feira, 27, Diego Salini assume a pasta no lugar de Nuncio, que retomará suas funções na Câmara Municipal, onde foi eleito vereador em 2020. Já na saúde, a biomédica Daiane Piuco, servidora concursada, e que ocupava o cargo de Coordenadora de Regulação Ambulatorial da Secretaria de Saúde vai assumir a secretaria.

A saída de Gilberto Junior ocorre após denúncias de que frascos utilizados em exames estavam sendo reutilizados no Laboratório Municipal. Imagens, divulgadas pelos vereadores Rafael Pasqualotto (PL) e Rafael Fantin “Dentinho” (PSD), mostram um suposto uso inadequado de materiais no local. Em razão disso, na terça-feira, 26, a prefeitura instaurou sindicância para apurar os fatos e aceitou o afastamento do então secretário. Mais tarde, a publicação do Diário Oficial confirmava a exoneração de Gilberto.

Gilberto Junior assumiu o cargo de secretário de Saúde em março de 2023, ocupando o lugar de Tatiane Fiorio. 

Já Nuncio, servidor concursado, estava a frente da Segimu desde 2021. Também exerceu a função de Secretário de Governo.