A rotina é necessária para ter uma vida saudável. Para termos foco no trabalho, para organizar nossa agenda, para conseguir fazer tudo o que a gente precisa no dia-a-dia. Mas confundimos rotina com comodidade e resignação.

A rotina é maléfica quanto nutrimos coisas tóxicas na nossa vida. Situações, pessoas, trabalho. Sentimos medo de mudar, de dizer não. Mas o que não entendemos é que quando decidimos fazer algo diferente é quando dizemos ao Universo que estamos preparados para algo novo, algo melhor.

Precisamos fazer muitas coisas por diversos motivos, mas chega um momento em que esse objetivo já foi alcançado, não tendo mais nenhum propósito e se mostrando como uma pedra em nosso sapato. É necessário avaliar até que ponto é bom continuar por dinheiro ou qualquer coisa. Mas temos medo, medo de ficar sem, medo do futuro incerto, medo de sofrer. Porém, tudo que fizemos em prol do nosso bem, se reverte em coisas melhores, oportunidades melhores, pessoas melhores. É sempre melhor perder do que ter de uma maneira ruim, doentia, que gera sofrimento. Quando você diz não para algo que não lhe faz mais bem, está abrindo caminho para receber o que você merece de verdade.

É recomendado que pense bem. Pense o que é bom para si mesmo e justo para com os outros. Quando tomar a decisão, tenha em mente tudo o que pode dar certo e o que pode dar errado. Isso lhe ajudará a ter firmeza na hora da decisão e de ser respeitado por isso.

Quando você decide mudar, fazer algo novo, dizer não para àquilo e sim para isso, você está transformando sua intenção em ação. Descobri que é inevitável tentar desviar dos cruzamentos, chega uma hora em que a estrada se divide e é necessário escolher entre ir para a direita ou para a esquerda. Não dá para passar a vida inteira sendo levada pelo esgotamento emocional das situações.

Quando a gente diz “chega”, é “chega”, e seremos respeitados por isso. Quando continuamos fazendo dia após dia com total desânimo, não estamos sendo simplesmente robôs que repetem movimentos sem parar até pifar?
Não estamos na esteira de uma grande fábrica, certo? Não somos robôs! Então, vamos ao primeiro passo: saiba dizer “não”, “chega, e esteja ciente do que pode acontecer. Sabendo disso, trabalhe para que a situação melhore. Geralmente coisas maravilhosas vão começar a acontecer, somente pelo pequeno gesto ou pensamento de mudança que você teve.