Homens, imagino que esteja difícil pra vocês (dependendo do que vocês estão procurando). Mas devo dizer, que está mais difícil para nós. Se vocês estão procurando mulheres indefesas, daquelas que ficam em casa esperando o príncipe encantado…sinto informar, mas as coisas mudaram um pouco por aqui. Antes de mulheres, somos seres humanos com sonhos, vontades, liberdades, atitudes.

A gente pode ficar o dia inteiro esperando vocês com a janta pronta sim. Podemos jogar a roupa de vocês na máquina de lavar vez ou outra. A gente usa rosa também porque gostamos, simples. Sabemos trocar o pneu do carro (ou ligar pro seguro), a gente vai sim fazer uma viagem com as amigas e ir jantar com elas semanalmente. A gente também bebe, às vezes igual motor de Opala desregulado. Mulher tem dois empregos, dá palestra, é chefe de um setor inteiro, usa terno (inclusive quero um cinza névoa), corta o cabelo curto, xinga no trânsito, faz academia, paga o silicone, lê uma penca de livros, faz duas faculdades. Enfim. A gente faz o que quiser e conhece todas as frases feitas de vocês.

Já ouvi várias vezes por aí que as mulheres sentem que os homens têm medo de nós. Concordo. Hoje somos independentes, moramos sozinha, temos cara, carro e coragem. Não procuramos um namorado para pagar as nossas contas ou para nos presentear com aquela pulseira divina da Pandora (mas se quiser, eu quero). A gente se vira. A gente vai sozinha comprar a pulseira e traz o trio de anéis ainda para combinar.

Realmente, estamos ganhando e perdendo espaço. Parece que não merecemos um relacionamento saudável e interessante, muito menos mérito por sermos tão PHODAS. Fico imaginando o cara que ao invés de vangloriar essas super mulheres, fica com medo e cheio de preconceito. Namorar não significa sufoco, brigas, crises de ciúmes, possessão. Relacionamento é soma, passar momentos bons e ruins juntos, é ir pra balada com os amigos e fazer um porre, é assistir Netflix quando não tiver dinheiro, é fazer festinha na casa dos amigos sim! É poder olhar para o outro e pensar: “como eu admiro essa pessoa, e ela está do meu lado! Que sorte a minha”.

Não tem que se distanciar de ninguém, não tem que parar de falar com os amigos. Difícil entender que é mais simples do que imaginamos, porque gostamos de sofrer.

Mulheres independentes sentem dificuldade em encontrar alguém que suporte tanta confiança e segurança. Não é ‘cultural’. Mas se não nos adaptarmos, muita gente legal vai deixar de conhecer muitas outras ‘gentes legais’. Certa vez a mãe disse para a filha:

– Calma, você vai sossegar e casar com um homem rico.

– Mãe, eu quero ser o homem rico.