Nesta quarta-feira, 20 de novembro, a Assembleia Legislativa agraciou o Movimento Negro Raízes com a medalha Zumbi dos Palmares pela atuação na área Social. Pelo segundo ano consecutivo, a entidade recebe a premiação que no ano passado recebeu pela sua atuação na área Cultural.

O Movimento foi fundado em janeiro de 2018, mas desenvolve ações sociais, como palestras e oficinas para alunos e público em geral, desde o final de 2017. Tem o intuito de pensar sobre temas como racismo, preconceito, intolerância religiosa, e também enaltecer a Cultura Negra e a representatividade da raça na sociedade local e regional. Destaca-se como exemplo destas atividades palestras e atividades didáticas sobre ‘Racismo na Escola’ e ‘Cultura Afro’, ministradas por um das coordenadoras do Movimento, a professora e pedagoga Solana Corrêa.

O Prêmio Zumbi dos Palmares tem como finalidade destacar e homenagear personalidades e (ou) Entidades com atuação em prol da Comunidade Afro-descendente. Concebido como um tributo ao líder negro Zumbi dos Palmares, ícone da luta pela liberdade dos negros e excluídos no País, o prêmio é conferido anualmente pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Soma-se a premiação de 2019 os agraciados Gercy Ribeiro de Mattos (Mestre Cica de Oyó), na área Cultural, Jorge Amara de Souza Borges, na área Política, e Lya Ercilia de Bara – Nação Oyó,na área Religião.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Foto: Celso Bender | Agência ALRS