O diretor da empresa de Móveis SCA, Gilmar Manfroi, faleceu por volta das 12h de quarta-feira, 16 de dezembro. Ele passou por cirurgia e morreu por complicações após o procedimento. Manfroi foi velado na Sala A da Capela São José. O sepultamento foi nesta quinta-feira, 17, às 10h30min.

Gilmar Manfroi, além de empreendedor era líder nato na família, nos círculos de amizade e no esporte, onde ocupava uma das cadeiras do Conselho do Grêmio, time que levava no coração. O sentimento de comoção tomou conta, já que Manfroi tinha apenas 56 anos, era uma pessoa alegre, otimista e contagiava a todas as pessoas com seu estado de espírito. Um dos melhores amigos de Manfroi era Rogério Cardoso. Eles cresceram juntos no bairro Humaitá e, mais tarde, Manfroi levou Cardoso para trabalhar com ele. Há 35 anos na SCA, o amigo lembra que ele era muito querido por todos. “Ele tratava os funcionários de uma forma muito próxima. Às vezes ele chegava no refeitório gritando coisas boas, falando do Grêmio, motivando quem estava ali”, relata.

Cardoso lembra que, mesmo com a posição social que Manfroi ocupava, sempre se manteve uma pessoa humilde. “Lembro dele vendendo na loja, ainda quando era novo. Ele sempre se deu muito bem nas vendas porque era comunicativo, carismático, cativava as pessoas. Da mesma forma foi na empresa, não é porque ele cresceu profissionalmente que agia de forma diferente. Eu sempre admirei isso nele”, comenta.

Quem fala de Manfroi não hesita em contar as passagens em que ele organizava transporte para que os funcionários fossem aos jogos do Grêmio, em Porto Alegre. Melhor ainda era quando ele abria mão do seu camarote, deixava que seus funcionários assistissem aos jogos de lá e ia para a arquibancada torcer. 

No futebol, o seu amigo e parceiro era Anderson Zanella, que o acompanhou em toda a jornada junto ao Grêmio. Zanella foi cônsul gremista e possibilitou que Manfroi ocupasse uma das cadeiras no conselho do time. Ele seria conselheiro até 2019. “No dia em que ele se tornou conselheiro, ele me olhou e disse ‘eu estou realizando um sonho, agora posso morrer feliz’. Eu fiquei sem palavras, sou muito honrado de ter dividido a amizade e o meu amor pelo time com ele”, salienta. O Grêmio publicou notas de pesar lamentando a perda do conselheiro e enviou homenagens no velório.