O primeiro caso de reinfecção da covid-19 no país foi confirmado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira, 10. A vítima é uma mulher, de 37 anos, profissional da saúde que atuava no Rio Grande do Norte e Paraíba. A confirmação ocorreu após análise da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e é a 27ª registrada oficialmente em todo o mundo.

Segundo as informações repassadas pelo Ministério, a paciente reinfectada apresentou quadro de síndrome gripal no dia 17 de junho. Após coleta de amostra para o exame PCR, o resultado foi positivo para a covid-19. Em outubro, a paciente voltou a apresentar os mesmos sintomas. No dia 13 do mês, após realizar novamente o teste, houve a confirmação de reinfecção.

Em Garibaldi, uma possível contaminação em um paciente já infectado pela covid-19 foi descartada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). Em nota técnica, só é considerado caso de reinfecção, o paciente que apresentar dois resultados positivos por PCR em um intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios. “Não há até o momento uma quantificação dessas suspeitas no Estado pois, no momento, o processo ainda encontra-se na fase de identificar esses casos e fazer a busca por essas duas amostras”, garante a pasta.